Anvisa alerta para camisinhas fora de validade ou até falsificadas

Publicado em 09/06/2022 - 18:56 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Todo mundo já sabe: na hora do sexo é importante usar camisinha. O que nem todo mundo presta muita atenção é se o preservativo está no prazo de validade ou se é um produto aprovado pela Anvisa, com certificação Inmetro.

Esse cuidado é importante porque não é difícil encontrar no mercado produtos piratas ou mesmo com a validade vencida. O gerente-geral de Tecnologia de Produtos da Saúde da Anvisa, Leandro Rodrigues Pereira, explica quais são os riscos de se usar um preservativo de baixa qualidade.

O gerente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária disse, ainda, que uma das formas de verificar a segurança e eficácia do preservativo é conferindo se a embalagem informa o número de registro do produto na Anvisa.

Outra informação de segurança que aparece nas embalagens dos preservativos é o selo de certificação Inmetro. Esse registro também é adquirido depois que a empresa responsável submete o produto a uma série de testes. O selo Inmetro só é concedido aos produtos que superam os principais critérios de desempenho dentro dos padrões internacionais.

Edição: Jacson Segundo / GT Passos

Últimas notícias
Geral

Doações para o RS: colchões e cobertores estão entre as prioridades

Ação da Cidadania orienta a doação de alimentos já preparados para o consumo, uma vez que as famílias não têm onde cozinhar neste momento. Doações em dinheiro possibilitam o atendimento das necessidades de cada caso.  

Baixar arquivo
Geral

Deputado do União Brasil-RJ é condenado por ofender vereadora trans

A decisão do colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro foi em resposta às ofensas proferidas pelo deputado estadual Rodrigo Amorim, do União Brasil, contra a vereadora trans Benny Briolly, do PSOL de Niterói, município na região metropolitana.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas no RS: 56 mortos e 74 pessoas desaparecidas

O número de mortos por causa das chuvas no Rio Grande do Sul seguem aumentando e já somam 56. Cerca de 377 mil pessoas, em 281 municípios foram atingidas. Mais de 24,6 estão desalojadas. Mais de 860 mil pessoas estão sem abastecimento de água.

Baixar arquivo
Geral

Brasil sobe no ranking de liberdade de imprensa

Estudo da organização Repórteres sem Fronteiras mostra que o Brasil subiu dez posições no levantamento deste ano, ficando na posição 82 entre 180 países avaliados.

Baixar arquivo
Geral

Chuva no Rio Grande do Sul afeta cerca de 400 mil pessoas

De acordo com as informações da Defesa Civil, até o momento, 265 municípios já foram afetados pelos temporais e alagamentos.

Baixar arquivo
Geral

Ministra Esther Dweck explica o adiamento do Concurso Unificado

A nova data das provas ainda não foi definida. O exame seria neste próximo domingo (5). O concurso foi adiado em todo o país por causa do estado de calamidade pública provocado pelas chuvas no Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo