Todo mundo já sabe: na hora do sexo é importante usar camisinha. O que nem todo mundo presta muita atenção é se o preservativo está no prazo de validade ou se é um produto aprovado pela Anvisa, com certificação Inmetro.
Esse cuidado é importante porque não é difícil encontrar no mercado produtos piratas ou mesmo com a validade vencida. O gerente-geral de Tecnologia de Produtos da Saúde da Anvisa, Leandro Rodrigues Pereira, explica quais são os riscos de se usar um preservativo de baixa qualidade.
O gerente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária disse, ainda, que uma das formas de verificar a segurança e eficácia do preservativo é conferindo se a embalagem informa o número de registro do produto na Anvisa.
Outra informação de segurança que aparece nas embalagens dos preservativos é o selo de certificação Inmetro. Esse registro também é adquirido depois que a empresa responsável submete o produto a uma série de testes. O selo Inmetro só é concedido aos produtos que superam os principais critérios de desempenho dentro dos padrões internacionais.