Covid: Anvisa analisa pedido de vacina em crianças de 6 meses a 4 anos

Publicado em 30/07/2022 - 17:09 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Até o fim de agosto, a Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, deve decidir se autoriza a aplicação de vacinas da Pfizer em crianças de 6 meses a 4 anos de idade. O pedido enviado pela fabricante norte-americana foi feito cerca de um mês e meio depois que os Estados Unidos aprovaram o uso do imunizante nesta faixa etária, por meio da agência reguladora FDA.

Ao solicitar a liberação, a Pfizer leva em conta um estudo controlado randomizado, feito com mais de 4.500 crianças de 6 meses a 4 anos. Foram aplicadas três doses de três microgramas em cada uma. A segunda aplicação foi feita três semanas após a primeira. E a terceira ocorreu somente oito semanas, após a segunda. Na época, a variante que mais circulava era a Ômicron.

O pedido de aprovação cita que a fórmula a ser aplicada nos menores de quatro anos é a mesma já utilizada em outras idades. A diferença fica na concentração: enquanto cada dose é de três microgramas para os menores, as crianças de 5 a 11 anos recebem 10 microgramas. Já os adultos recebem 30 microgramas por aplicação.

Para liberar o uso em uma nova faixa etária, a Anvisa considera a existência de estudos que demonstrem a segurança e eficácia da vacina para esse público.

Além disso, precisam ser levados em conta possíveis eventos adversos, ajustes na dosagem da vacina e fatores ligados ao organismo infantil, ainda em desenvolvimento.

A Agência destacou que o prazo de 30 dias para análise pode ser alterado, caso seja necessária a apresentação de mais alguma informação importante.

Para diferenciar a concentração menor nos imunizantes da Pfizer, os frascos apresentam tampa de cor vinho; já que a das crianças maiores tem cor laranja e a dos maiores de 12 anos e adultos tem a tampa na cor roxa.

O uso das vacinas da Pfizer no país está autorizado desde fevereiro do ano passado. A farmacêutica já repassou ao governo brasileiro mais de 250 milhões de doses de imunizantes. Até o momento, a vacinação no Brasil está liberada para toda a população acima dos cinco de idade.

Edição: Bianca Paiva / Fabíola Sinimbú

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo