Uma ação de mulheres e seus bebês para alertar sobre a importância do aleitamento materno foi realizada neste sábado, no Parque Madureira, na zona norte da capital fluminense.
A mobilização faz parte das atividades para marcar o "Agosto Dourado" de incentivo a amamentação.
O leite materno é o alimento mais completo para os bebês nos primeiros seis meses de vida e traz benefícios também para as mães, ajuda na proteção contra o câncer de mama e na recuperação mais rápida do útero após parto.
O município do Rio de Janeiro conta ainda com bancos de leite humano em seis maternidades, além de postos de coleta em diversas unidades básicas.
Além das maternidades, os serviços de atenção primária funcionam como postos de recebimento de leite humano e oferecem instruções sobre os cuidados necessários por parte das doadoras.
A maioria dos bancos de leite possui coleta domiciliar. A doadora entra em contato pelo telefone fixo ou pelo WhatsApp da unidade e vai receber todas as informações sobre o cadastro que precisa preencher e as condições necessárias. Outra forma de ajudar é doando potes de vidro com tampa plástica para acondicionar o leite.
Na capital fluminense, é possível localizar a unidade de saúde de referência no site: prefeitura.rio/ondeseratendido.