Uma pesquisa realizada pela Anvisa mostrou que uma em cada três amostras de farinhas de trigo e milho comercializadas no país estavam com a quantidade de ferro fora dos limites exigidos pela legislação.
Em relação ao ácido fólico, mais de 60% das amostras estavam com quantidade inadequada do nutriente.
O baixo teor de ferro e ácido fólico preocupa os nutricionistas, que temem aumento da prevalência de anemia na população.
O conselheiro do Conselho Federal de Nutricionistas, Amilton Feitosa da Silva, destacou que o resultado do monitoramento é preocupante porque as farinhas de milho e trigo são duas importantes fontes de alimentos da população mais pobre.
O especialista lembra que estudos do final da década de 1990 mostravam que 53% da população tinha anemia por causa da falta de ferro.
Uma resolução da Anvisa, de 2002, obrigou a indústria nacional a fortificar as farinhas de trigo e milho com ferro para combater a anemia e ácido fólico para prevenir malformação no feto.
Em nota, a Associação Brasileira da Indústria do Trigo informou que apoia a política de fortificação do alimento e defendeu um alinhamento na forma de se medir o teor desses nutrientes nos alimentos para dar maior precisão ao monitoramento realizado pela Anvisa.
![Prefeitura de Beruri/Divulgaçã Beruri (AM) 02/10/2023 – Desabamento de barranco na comunidade do Arumã, próxima a Beruri, interior do Amazonas
Foto:Prefeitura de Beruri/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/Ciro De Luca/Arquivo/Proibida reprodução FILE PHOTO: Pope Francis looks on during the Jubilee audience in Paul VI hall at the Vatican, February 1, 2025. Reuters/Ciro De Luca/Arquivo/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ricardo Stuckert/PR Angra do Reis (RJ), 17/02/2025 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de retomada da indústria naval e offshore brasileira no âmbito do Programa de Renovação da Frota Naval do Sistema Petrobras. Terminal Marítimo Almirante Maximiano da Fonseca (Tebig) da Transpetro. Foto: Ricardo Stuckert/PR](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 12/02/2025 - Incêndio atinge a fábrica de roupas Maximus Confecções, no bairro de Ramos, na zona norte do Rio de Janeiro. A instalação produz fantasias para o carnaval carioca. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/Davi Pinheiro/Direitos reservados Trabalhador do campo usa pesticida e agrotóxico em plantação.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal jr/Agência Brasil Remédios, comprimidos](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)