Ministério da Saúde amplia testagem de varíola dos macacos

Publicado em 24/10/2022 - 17:05 Por Agência Brasil - Brasília

O Ministério da Saúde ampliou a testagem de varíola dos macacos (monkeypox) para todos os laboratórios centrais de Saúde Pública (Lacens) do Brasil. Antes da ampliação, os exames já eram realizados em 15 laboratórios designados pelo governo federal.

Agora, os testes poderão ser feitos em 31 laboratórios de referência, sendo os 27 Lacens dos estados, além dos laboratórios da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Fiocruz no Rio de Janeiro, da Fiocruz no Amazonas e do Instituto Evandro Chagas, sediado em Belém (PA).

O teste molecular para diagnóstico laboratorial deve ser realizado em todos os pacientes com suspeita da doença.

No início de setembro, o Ministério da Saúde incluiu a varíola dos macacos na Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o Brasil. Ou seja, todos os resultados de testes diagnósticos para detecção da monkeypox feitos por laboratórios das redes pública, privada, universitárias e quaisquer outros, sejam positivos, negativos ou inconclusivos, precisam ser notificados ao Ministério da Saúde de forma imediata, em até 24 horas.

A pasta informou que o teste é capaz de detectar o material genético do vírus na amostra colhida de cada indivíduo. Para isso, ela deve ser coletada, preferencialmente, a partir da secreção das lesões purulentas. Quando estas já estão secas, as crostas podem ser retiradas e encaminhadas ao laboratório.

Para quem testou positivo, a conduta recomendada é a manutenção do isolamento até desaparecimento das crostas e a completa cicatrização da pele, sem a necessidade de um novo teste. Para os pacientes graves, o Ministério da Saúde disponibiliza 12 tratamentos e segue em tratativas para aquisições de outros antivirais.

Os sintomas mais comuns da varíola dos macacos são erupção cutânea ou lesões espalhadas pela pele; adenomegalia/linfonodos inchados, também conhecidos como ínguas; dor de cabeça; calafrios e fraqueza.

Edição: Alessandra Esteves

Últimas notícias
Cultura

Círio de Nazaré do Maranhão é reconhecido como manifestação cultural

O culto a Nossa Senhora de Nazaré começou em São Luís, no Maranhão, há 30 anos, quando a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi levada por missionários a todas as capitais brasileiras.

Baixar arquivo
Segurança

Força Penal Nacional ficará em Pernambuco por mais 60 dias

Os policiais estão desde abril no estado. Eles atuam no combate ao crime organizado dentro e fora dos sistemas prisionais. 

Baixar arquivo
Esportes

Judocas brasileiros terminam com cinco pódios em Gran Prix de Zagreb

O domingo foi com três pódios para o judô brasileiro no Grand Prix de Zagreb, na Croácia. 

Baixar arquivo
Esportes

Corredor Alison dos Santos, o Piu, conquista troféu em Bruxelas

O brasileiro conquistou o troféu da Liga Diamante nos 400 metros com barreiras, sagrando-se bi campeão da competição.

Baixar arquivo
Geral

Após agressão, Pablo Marçal abre boletim de ocorrência contra Datena

José Luiz Datena, do PSDB, atingiu o candidato do PRTB com uma cadeira durante debate promovido pela TV Cultura, após Marçal citar uma denúncia de assédio sexual contra o apresentador. 

Baixar arquivo
Cultura

Mostra de Cinemas Africanos exibe mais de 30 filmes em Salvador

Com destaque para a diversidade cultural e histórica do continente africano, a programação, que vai de 18 a 25 de setembro, inclui exibições de filmes, oficinas e um encontro inédito entre profissionais do audiovisual africano e brasileiro.

Baixar arquivo