Ministério da Saúde promove vacinação contra poliomielite em Aparecida
![Fernando Frazão/Agência Brasil Crianças são imunizadas na tenda de vacinação instalada na Quinta da Boa Vista para a campanha contra a poliomielite e o sarampo, prorrogada até o dia 22/09 no estado do Rio de Janeiro.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Aproveitando a movimentação do feriado de Nossa Senhora Aparecida, o Ministério da Saúde promove, nesta quarta-feira (12), um ato de vacinação contra a poliomielite em Aparecida, município paulista que recebe uma multidão de fiéis. Também serão disponibilizadas outras 16 vacinas do Calendário de Imunizações.
O objetivo é conscientizar a população para a importância de vacinar as crianças contra a poliomielite, doença erradicada no Brasil há quase 30 anos. E, por causa da queda na cobertura vacinal, o país corre o risco de ver a volta da pólio, conhecida antigamente como paralisia infantil.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reforçou que a vacina contra a poliomielite é um dever dos pais e um direito das crianças.
A campanha contra a pólio, que iria até o dia 30 de setembro, foi prorrogada em vários estados porque não foi alcançada a meta de vacinar 95% do público-alvo, que somam mais de 14 milhões de crianças menores de 5 anos. Até o momento, o Brasil conseguiu vacinar cerca de 62% desse público.
Apesar de erradicada no Brasil, a poliomielite circula principalmente na Ásia, em países como Afeganistão e Paquistão, tendo sido registrados casos, neste ano, em Israel e nos Estados Unidos. O risco é que o vírus seja importado de outras partes do mundo caso a população não esteja vacinada.
O vírus da pólio causa uma paralisia irreversível, geralmente das pernas, a cada 200 infecções, segundo dados da OPAS, a Organização Pan-Americana de Saúde. Entre as pessoas acometidas pela doença, de 5% a 10% morrem por paralisia dos músculos respiratórios.
![Lula Marques/ Agência Brasil Brasília (DF) 09/12/2024 o relator da reforma tributária, Senador Eduardo Braga durante coletiva a imprensa para esclarecer alguns pontos antes da leitura oficial do parecer da proposta de regulamentação da Reforma Tributária.
Foto Lula Marques/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Brasília (DF), 03/11/2023, Prédio do Instituto Nacional do Seguro Social. Edfício sede do INSS. Fachada do INSS. Setor de autarquia sul Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vacina Covid-19 Fiocruz.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rosinei Coutinho/SCO/STF Sessão plenária do STF. 29/02/2024 - Ministro Flávio Dino na sessão plenária do STF. Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal JrAgência Brasil Edifício-Sede do Banco Central em Brasília](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Arte/EBC Destaque Concurso Unificado. Foto: Arte/EBC](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)