Pais e escolas desempenham papel fundamental na prevenção ao suicídio

Material é a terceira parte da série sobre Setembro Amarelo

Publicado em 08/09/2023 - 08:10 Por Ana Lúcia Caldas* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Os pais e a escola têm papel fundamental na prevenção não só da autolesão, como do suicídio. Como estão as coisas? Como podemos resolver juntos?

"Essa garota ela fez isso na sala de aula só que debaixo da carteira e o colega que estava atrás viu. Olha a importância de todos eles saberem que isso acontece, o porquê. O que o colega fez veio conversar comigo. E aí sim a gente pôde ajudar essa menina, ajudar essa família, que não sabia. Muitas vezes na minha experiência foram os professores que relataram." 

O relato sobre o caso de autolesão é da psicóloga orientadora Helena Maria Fernandes Machado, que trabalha em escolas de Santos, São Paulo, e reforça a importância do papel da escola junto à família em questões relacionadas à saúde mental dos jovens.  

Estamos no setembro amarelo, com o lema: Se precisar, peça ajuda. E o mês pode ser utilizado como uma boa desculpa para tratar desse tema com os adolescentes. É o que sugere a psicóloga Karen Scavacini, fundadora do Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio.  

"A gente pode fazer um debate de um filme, de uma série. Debate que eu digo uma conversa perguntando o que jovem achou. Se perceber algum tipo de sinal, chamar o jovem para a conversa."

O psiquiatra Marcelo Kimati, assessor técnico no Departamento de Saúde Mental do Ministério da Saúde, alerta: não se deve medicalizar o problema da autolesão:  

“Esse cuidado em relação a medicalizar o processo, procurar um profissional não médico como a primeira abordagem e manter sempre algum tipo de conexão com o adolescente que permita que ele se estresse e que você estimule a entender alguma relação entre esse sofrimento e a vida dele, em vez de procurar uma resposta mais simples e superficial e que não leva a muitos lugares que não à utilização de medicamento”.  

Rodrigo Bressan, presidente do Instituto Ame Sua Mente, afirma que o fundamental é estabelecer uma relação de confiança, sem rotular o comportamento como loucura, por exemplo: 

"Quando o jovem se sente autor da questão, ele dá abertura para que a gente possa ajudá-lo. Então o mais importante numa conversa com um jovem, um adolescente, não é resolver o problema, mas é estabelecer a ponte, uma relação de confiança."

Em uma sociedade que olha muito para si mesmo, o jovem que não encontra escuta tende a buscar outras formas para lidar com a dor.

A parceria dos pais com a escola é mesmo fundamental? 

"Professores são os grandes conhecedores dos jovens, dos adolescentes e das crianças. Se eles têm uma formação de saúde mental, conseguem entender melhor. São um dos agentes na nossa sociedade que podem contribuir muito para a prevenção de transtornos. Lógico, em contato com os pais." 

O Instituto Ame Sua Mente tem, por exemplo, o projeto Bússola para auxiliar os professores a lidar com problemas de Saúde Mental.  

O Vita Alere também oferece diversas atividades que incluem atendimentos, cursos, consultorias e palestras.  

O apoio psicológico às crianças e adolescentes nas escolas é também uma das pautas prioritárias nas ações desenvolvidas pelo Departamento de Saúde Mental, que foi criado nesta gestão do Ministério da Saúde. 

A psicóloga Alda Ribeiro defende que a ajuda ao adolescente deve ser dada por alguém de confiança. A família tem de estar presente.  

"Que ele possa buscar essa ajuda com quem ele tem confiança, que seja uma tia, tio ou os pais, ou o irmão mais velho. Essa pessoa de confiança tem que ser uma pessoa adulta para que ela possa encontrar um suporte seguro."  

Precisa de ajuda? Quer ajudar alguém? Anote ai: o Centro de Valorização da Vida no telefone 188 ou no site cvv.org.br. Procure os CAPS, Centros de Atenção Psicossocial, ou as Unidades Básicas de Saúde. Ou ainda, o site mapasaudemental.com.br que mostra o centro de apoio mais perto de você.  
 

Especial Jovens e saúde mental

Radioagência Nacional apresenta um especial com quatro reportagens sobre jovens e saúde mental. Essa é a terceira matéria da série. 

Confira todas as reportagens:

  1. Metade dos transtornos mentais começa antes dos 14 anos
  2. Setembro amarelo: autolesão cresce entre adolescentes
  3. Pais e escolas desempenham papel fundamental na prevenção ao suicídio
  4. Suicídio: prevenção deve passar por tratamento precoce de transtornos

 

Ficha técnica:

Reportagem: Ana Lúcia Caldas

Produção: Dayana Vitor

Sonoplastia: Messias Melo

Edição: Daniel Ito

Publicação na Radioagência Nacional: Edgard Matsuki

Edição: Daniel Ito/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Geral

Unesco: países precisam criar leis para garantir a equidade

Terminou nesta sexta-feira (1) a terceira edição do Fórum Global contra o Racismo e a Discriminação. Durante três dias, ministros de 15 países estiveram reunidos em São Paulo para discutir agendas pela igualdade racial e de gênero.

Baixar arquivo
Política

Governo federal deve reconhecer situação de emergência em Maceió

Esse reconhecimento vai agilizar o acesso da capital de Alagoas a recursos federais para lidar com a emergência causada pela mineração na cidade, que vem afundando bairros.

Baixar arquivo
Geral

Mortes violentas na Amazônia são 45% mais altas que média nacional

No ano passado, o Brasil registrou cerca de 23 mortes violentas intencionais para cada grupo de 100 mil habitantes. Na região da Amazônia Legal, foram quase 34 mortes para cada por 100 mil. Uma taxa 45% mais alta.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça manda incluir indígenas em cálculos sobre danos de Brumadinho

A decisão atendeu a um pedido do Ministério Público Federal e da Defensoria Pública da União para mudar a sentença de primeira instância.

Baixar arquivo
Geral

Empresas de telefonia têm prazo para impedir fraudes com o 0800

A Anatel percebeu que criminosos fazem contratos com as operadoras pra usar o 0800 em golpes. Para inibir essas fraudes, a agência fez uma série de recomendações às empresas de telefonia, como a suspensão imediata da venda de novos 0800 e o controle da oferta do serviço.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Governo lança Plano de Transformação Ecológica durante COP 28

O plano está estruturado nos seguintes eixos: financiamento sustentável, desenvolvimento tecnológico, bioeconomia, transição energética, economia circular.  infraestrutura e adaptação às mudanças do clima.

Baixar arquivo