Mais que uma ação solidária, um ato de amor. Os Bancos de Leite Humano do país completam 80 anos distribuindo leite gratuitamente. Cabem aos bancos, ações de coleta, processamento e distribuição de leite humano para bebês prematuros ou de baixo peso que não podem ser alimentados pelas próprias mães, além de atendimento para apoio e orientação para o aleitamento materno.
A enfermeira Maíra Domingues é doadora há dois anos. A experiência começou com a primeira filha, e atualmente ela doa pela segunda vez. Para Maíra, a experiência é única.
O Brasil é referência internacional em bancos de leite humano. São 222 unidades presentes em todos os estados brasileiros e, ainda, 217 postos de coleta. Nesta terça-feira comemora-se também oito décadas de uma das mais importantes unidades, a do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, o IFF Fiocruz, localizado no Flamengo, Zona Sul do Rio de Janeiro. O banco da instituição é o primeiro do país dedicado à coleta e a distribuição de leite humano para atender casos especiais.
Danielle Aparecida da Silva, coordenadora do banco do instituto, fala sobre a importância social dos bancos.
Maíra Domingues reforça a necessidade de colaboração das mulheres para o estoque dos bancos, que muitas vezes sofrem com baixas doações.
Mulheres interessadas em doar podem se informar pelo Disque Saúde, número 136, ou pelo site da Rede Global de Bancos de Leite Humano.