RJ: grávidas hipertensas vão receber aparelhos para medir a pressão

Publicado em 16/10/2023 - 11:28 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, uma iniciativa quer diminuir os riscos de complicações na gravidez. A ação faz parte do Plano Municipal de Redução da Morte Materna, e está disponível nas unidades de saúde do município.

Mulheres grávidas e puérperas, com diagnóstico de pressão alta, vão receber aparelhos digitais para medição e monitoramento da pressão arterial. 

Nessa primeira etapa, segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, a expectativa é atender sete mil gestantes… 

Gisele de Souza está no sétimo mês de gravidez, e ressalta a importância de cuidar melhor da saúde, nesse momento.

Para receber o aparelho é necessário que a gestante esteja fazendo o acompanhamento pré-natal no Sistema Único de Saúde, em qualquer uma das unidades do município, e tenha sido diagnosticada com hipertensão.

Silenciosa e perigosa, a hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, representa um risco à saúde da mulher e do bebê. Por isso, é essencial que as mulheres grávidas façam exames regulares e sigam as orientações médicas para monitorar e controlar a doença.  

Nos países em desenvolvimento, a hipertensão gestacional é a principal causa de mortalidade materna, sendo responsável por um grande número de internações em centros de tratamento intensivo.

Últimas notícias
Esportes

Brasil bate recorde de medalhas nas Paralimpíadas de Paris 2024

Dia histórico para o Brasil nas Paralimpíadas de Paris, na França. Neste 7 de setembro o país atingiu o maior número de medalhas em uma única edição dos jogos. O recorde era de 72 medalhas nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016 e Tóquio 2020. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Movimentos sociais realizam o 30º Grito dos Excluídos em Brasília

Um dos temas é o alerta ao desrespeito ao uso do Fundo Eleitoral para as candidaturas femininas negras, disse a pastora Val Moraes.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Relatório do Cemaden alerta para estiagem severa no país

Um relatório divulgado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) revela um cenário preocupante de estiagem severa que atinge as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do país.

Baixar arquivo
Geral

Desfile de 7 de setembro atrai milhares à Esplanada em Brasília

Milhares de pessoas encheram a Esplanada dos Ministérios para acompanhar o desfile de 7 de setembro, em comemoração aos 202 anos da independência do país. A expectativa da organização era de cerca de 30 mil pessoas.

Baixar arquivo
Internacional

Brasil contesta Venezuela e segue com custódia de embaixada argentina

Após o governo da Venezuela cancelar a autorização para a embaixada da Argentina, em Caracas, ter a custódia do Brasil, o Itamaraty informou que isso não pode ser feito de forma unilateral.

Baixar arquivo
Política

Esther Dweck assume interinamente o Ministério dos Direitos Humanos

A Ministra Esther Dweck, que está a frente da pasta da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, vai assumir interinamente o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Ela foi nomeada pelo Presidente Lula após a demissão de Silvio Almeida do cargo.

Baixar arquivo