Senado apoia projeto de incentivo à doação e transplante de órgãos

Publicado em 17/10/2023 - 20:11 Por Daniella Longuinho - Repórter Rádio Nacional - Brasília

 

O plenário do Senado aprovou três projetos de lei da área da saúde de autoria de deputados federais. O primeiro cria a Política Nacional de Conscientização e Incentivo à Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos.

A iniciativa prevê ações como atividades educativas nas escolas, a capacitação de profissionais da saúde e o aprimoramento do Sistema Nacional de Transplantes.

Para o relator, senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, a medida tem apoio popular, pode ampliar as doações de órgãos e tecidos no país e fortalecer o SUS, o maior sistema público de transplantes do mundo.

Com a aprovação sem alterações, o texto segue para sanção presidencial. A proposta passou a ser chamada de ‘Lei Tatiane’, em homenagem à paulista Tatiane Penha Losa, que morreu em 2019, aos 32 anos, aguardando um transplante de coração.

O Senado também aprovou sem emendas o projeto que determina que hospitais públicos e privados trabalhem a conscientização sobre saúde mental da mulher durante e após a gravidez.

A senadora Zenaide Maia, do PSD do Rio Grande do Norte, relatora no plenário, apresentou um panorama da depressão pós-parto de acordo com autoridades de saúde.

O terceiro projeto aprovado pelos senadores obriga o SUS a fazer cirurgias reconstrutivas de lábio leporino ou fenda palatina. A iniciativa incorporou três emendas e retornará à Câmara para decisão sobre as mudanças. Uma delas diz respeito a recomendação cirúrgica em bebês após o terceiro mês de vida; o texto original previa o procedimento logo após o nascimento.

Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo
Geral

Empresa eólica é condenada a pagar indenização a morador do RN

Empresa dona de parque eólico no interior do Rio Grande do Norte é condenada a pagar indenização de R$ 50 mil por danos morais para um morador da região de Serra de Santana, a cerca de 200 km da capital do Estado, Natal.

Baixar arquivo
Educação

Brasil ganha Mundial de Robótica em Houston, nos Estados Unidos

O primeiro lugar na categoria de 9 a 16 anos foi conquistado pela equipe Los Atômicos, de Araras (SP). A segunda colocação ficou com outra equipe do interior paulista, de Santa Cruz do Rio Pardo.

Baixar arquivo
Saúde

Aumenta o número de casos de bronquiolite no Rio de Janeiro

A bronquiolite é uma condição clínica causada pela inflamação dos bronquíolos e das vias aéreas inferiores que levam oxigênio para os pulmões.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Acampamento Terra Livre completa 20 anos e exige demarcação de terras

O foco da programação deste ano é a reafirmação da luta indígena contra a lei do marco temporal. Além disso, há uma crítica quanto à demora na demarcação de novas terras. A expectativa era que o governo demarcasse 14 áreas, nos primeiros 100 dias de gestão. Mas, em um ano e quatro meses, foram apenas dez.

Baixar arquivo