Altas temperaturas afetam a saúde do coração e isso está ficando cada vez mais evidente, não só pelos estudos feitos ao redor do mundo, mas também por constatação empírica. Ou seja, quando enfrentamos um calorão, o número de atendimentos nos hospitais aumenta e, grande parte, no setor de cardiologia.
O calor pode provocar diversos problemas ligados à circulação sanguínea, obrigando o coração a trabalhar mais na tentativa de regular a pressão corporal. Com todo esse esforço o órgão pode entrar em insuficiência cardíaca.
Nessas condições todos ficamos mais sujeitos a infartos e AVCs, o que pode levar a sequelas motoras e dificuldades de raciocínio.
Alguns cuidados minimizam os riscos: evite expor-se ao sol nas horas mais quentes, use roupas frescas, de preferência de tecidos naturais, prefira o banho morno, quase frio, e beba muita água.
E por falar em sombra e água fresca, procure envolver-se em atividades que protejam o meio ambiente. Árvores são agentes de saúde e sem elas os dias serão cada vez mais quentes.