Escolas brasileiras estão banindo venda de alimentos ultraprocessados

Publicado em 22/02/2024 - 21:45 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Escolas públicas e privadas de algumas cidades do Brasil estão banindo das cantinas escolares a venda de ultraprocessados. As iniciativas tentam diminuir o consumo desses produtos no ambiente escolar e estimular a alimentação saudável das crianças.

A capital fluminense é um dos exemplos, que, na volta às aulas, passou a proibir a venda e oferta desses alimentos nas escolas públicas e privadas. Mas outros municípios também já têm iniciativas parecidas, como Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Niterói, na região metropolitana do Rio, e Faxinal, no Paraná.

Os alimentos ultrapocessados têm altos índices de açúcar, sal, gorduras e aditivos, como corantes, aromatizantes e adoçantes. Raphael Barreto, gerente de Obesidade do Instituto Desiderata, organização voltada para a causa, afirma que o consumo desses produtos está relacionado à ocorrência de doenças crônicas também durante a infância.

Raphael Barreto avalia que é fundamental as escolas se engajarem nessa mudança, já que elas têm papel fundamental na transformação social.

Segundo o especialista, o país tem avançado no assunto com o decreto do governo federal, no fim do ano passado, que traz diretrizes para a promoção alimentação saudável no ambiente escolar. Mas Raphael Barreto afirma que ainda são necessárias outras medidas para que o acesso a essa alimentação seja facilitado.

O Insituto Desiderata e a Universidade Federal de Minas Gerais desenvolveram um guia para orientar os cantineiros nessa mudança do padrão de consumo dos alunos. A segunda versão do guia deve ser lançada ainda este ano, junto com um plano de negócios para apoiar esses microempresários nessa transição.

Edição: Roberto Piza / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Educação

Governo quer Juros por Educação para renegociar dívidas dos estados

A medida prevê a redução da taxa de juros real de débitos em troca da ampliação das vagas de ensino médio profissionalizandes. Alguns governadores já sinalizaram discordância. 

Baixar arquivo
Educação

Mais seis instituições federais de ensino aderem à greve

Professores e técnicos de mais de 35 unidades de ensino estão parados. As categorias rejeitaram a proposta feita pelo governo, de zero reajuste para este ano e 9% para 2025.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Embrapa comprova que cafeicultura em Rondônia não desmata floresta

Pesquisador da Embrapa destaca que a exigência legal pela preservação ambiental por parte de quem compra o café foi fundamental para que o desmatamento não avançasse na região. 

Baixar arquivo
Geral

Tutores de pets fazem manifestação em aeroportos de São Paulo

Ao lado de seus pets, manifestantes pediam por mais segurança no transporte de animais. As discussões no Congresso Nacional para uma futura "Lei Joca" já começaram.

Baixar arquivo
Justiça

Eleições 2024: regularização do título de eleitor vai até 8 de maio

Esse prazo vale também para quem precisa tirar o título, pedir transferência ou atualizar os dados cadastrais.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Brasil vive nova onda de calor até quarta-feira (1º)

Esta onda de calor vai manter as temperaturas elevadas em Mato Grosso do Sul e São Paulo. Também será afetada a metade sul de Mato Grosso e Goiás. O calorão será sentido ainda no norte do Paraná e no triângulo mineiro.

Baixar arquivo