Estudo mostra nova forma de transmissão do vírus da Zika e Chikungunya

Publicado em 28/02/2024 - 10:10 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Um estudo de nove pesquisadores da Universidade Federal de Goiás detectou ovos do mosquito Aedes aegypti já com a presença dos vírus causadores da zika, e da chikungunya. O resultado demonstra a transmissão vertical dos dois vírus, ou seja: que eles são  passados de fêmeas adultas para as larvas depositadas por elas. Posteriormente, os ovos eclodem e os novos mosquitos já nascem infectados. O estudo foi publicado em um artigo da Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical.

O novo mecanismo de transmissão descoberto para essas duas doenças infecciosas é diferente do modo de transmissão mais conhecido, o horizontal. Nesse caso, o mosquito pica um ser humano ou animal infectado, se contamina com esse sangue e, então, fica apto a contaminar outras pessoas em novas picadas.

O coordenador do estudo, Diego Michel Fernandes da Silva, disse que a descoberta preocupa por indicar um mecanismo de adaptação que os insetos desenvolveram para transmitir os vírus a seus descendentes.

A pesquisa foi realizada com ovos e mosquitos adultos do Aedes aegypti, capturados por agentes da Vigilância Sanitária do Estado de Goiás, de janeiro a setembro de 2022. Os ovos dessas fêmeas foram cultivados em condições controladas de laboratório até o surgimento dos mosquitos adultos.

 

Edição: Vitória Elizabeth/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Política

Senado aprova PEC que criminaliza posse e porte de drogas

O texto inclui no artigo 5º da Constituição que será crime a posse e o porte de droga sem autorização independente da quantidade. 

Baixar arquivo
Política

Lewandowski defende veto parcial à lei que proíbe a chamada saidinha

Para o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, o veto do presidente Lula a pontos da lei que restringe as saídas temporárias de detentos, conhecidas como saidinhas, foi em defesa da família.

Baixar arquivo
Internacional

Israel continua a dificultar assistência em Gaza, acusa ONU

ONU também pede que seja facilitada a saída de crianças feridas que precisam de tratamento. E mais: incêndio atinge prédio histórico em Copenhague. E Estados Unidos fornecem informações sobre Julian Assange à justiça do Reino Unido.

Baixar arquivo
Geral

Inmet emite alerta laranja de perigo para chuvas intensas

Aviso laranja de perigo pra chuvas intensas inclui ventos fortes, risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e  descargas elétricas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

“Quem tem fome, tem urgência”, afirma Joenia Wapichana

Em entrevista, a presidente da Funai falou da distribuição de cestas de alimentos para povos indígenas e de kits de ferramentas, para o desenvolvimento da agricultura. Também destacou a importância da demarcação das terras indígenas e o acesso à documentação civil. 

Baixar arquivo
Geral

Mais de 20 instituições federais de ensino estão em greve

Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior recusou a proposta do governo de reajuste de 4,5% no ano que vem e também em 2026. Mas sem reajuste para 2024.

Baixar arquivo