Estudo mostra nova forma de transmissão do vírus da Zika e Chikungunya

Publicado em 28/02/2024 - 10:10 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Um estudo de nove pesquisadores da Universidade Federal de Goiás detectou ovos do mosquito Aedes aegypti já com a presença dos vírus causadores da zika, e da chikungunya. O resultado demonstra a transmissão vertical dos dois vírus, ou seja: que eles são  passados de fêmeas adultas para as larvas depositadas por elas. Posteriormente, os ovos eclodem e os novos mosquitos já nascem infectados. O estudo foi publicado em um artigo da Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical.

O novo mecanismo de transmissão descoberto para essas duas doenças infecciosas é diferente do modo de transmissão mais conhecido, o horizontal. Nesse caso, o mosquito pica um ser humano ou animal infectado, se contamina com esse sangue e, então, fica apto a contaminar outras pessoas em novas picadas.

O coordenador do estudo, Diego Michel Fernandes da Silva, disse que a descoberta preocupa por indicar um mecanismo de adaptação que os insetos desenvolveram para transmitir os vírus a seus descendentes.

A pesquisa foi realizada com ovos e mosquitos adultos do Aedes aegypti, capturados por agentes da Vigilância Sanitária do Estado de Goiás, de janeiro a setembro de 2022. Os ovos dessas fêmeas foram cultivados em condições controladas de laboratório até o surgimento dos mosquitos adultos.

 

Edição: Vitória Elizabeth/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Geral

Podcast da Rádio MEC, Perguntar e Pensar, vence prêmio comKids 2024

Episódio premiado falou sobre a pandemia de coronavírus e o impacto das telas e a influência delas na vida das crianças e dos adolescentes.

Baixar arquivo
Geral

Presidente Lula decreta Luto Oficial pela morte de Silvio Santos

Decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, também decretou luto por três dias. O governo de São Paulo e a prefeitura da capital paulista decretaram luto oficial por sete dias.

Baixar arquivo
Saúde

Vacina ajuda a prevenir doenças graves associadas à gripe

Broncopneumonia em decorrência da H1N1 foi a causa da morte do apresentador Sílvio Santos na madrugada deste sábado (17). Idosos são os mais afetados pela infecção que compromete o fluxo de ar e a oxigenação. Vacina é aliada na prevenção.

Baixar arquivo
Geral

De camelô a empresário, Silvio Santos deixa legado como comunicador

Fãs, jornalistas e políticos lembram passagens da vida do apresentador. Mas pedido dele, Sílvio Santos não terá velório. O funeravel vai ser uma cerimônia judaica restrita à família.

Baixar arquivo
Política

Anderson Torres é indiciado por ação da PRF nas eleições de 2022

A Polícia Federal (PF) indiciou o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques. A suspeita é a de que os dois orientaram a PRF a realizar blitzes, impedido o deslocamento de eleitores do Nordeste no segundo turno das eleições.

Baixar arquivo
Geral

Silvio Santos morreu por complicações depois de infecção por H1N1

Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o início do mês. A causa da morte foi uma broncopneumonia após infecção pelo H1N1. Artistas, celebridadades e políticos lamentaram a morte do apresentador

Baixar arquivo