Registro de armas de fogo em clubes de tiro aumenta 120%

Variação se deu em 18 meses; fórum crê em nova onda armamentista

Publicado em 26/10/2020 - 14:37 Por Lucas Pordeus León - Brasília

O total de armas de fogo registradas em clubes de tiro esportivo, de caçadores e colecionadores, aumentou 120% em um ano e meio, revela o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2020.

De mais de 225 mil armas registradas neste tipo de clube, em 2019, esse número ultrapassou os 496 mil em agosto de 2020.

Também cresceu em 65%, entre 2017 e 2019, o total de armas de fogo registradas no sistema da Polícia Federal, passando de cerca de 638 mil armas cadastradas para mais de 1 milhão e 56 mil no intervalo de dois anos.

O membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Ivan Marques, avalia que o país passa por uma nova onda armamentista.

Todos os estados registraram aumento no número de registros ativos de armas de fogo. O Distrito Federal teve o aumento mais expressivo, crescendo 538% em dois anos.

A capital federal, em números absolutos, é a unidade da Federação mais armada do país com uma arma para cada 11 pessoas. A Paraíba foi o segundo estado que mais registrou armas nos últimos dois anos, um aumento de 112%.

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública chama a atenção para a subutilização dos registros de armas de fogo. Do total de armas apreendidas em 2019 no Brasil, apenas 2% delas estavam registradas.

O diretor-presidente do Fórum de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima, avalia que é preciso aperfeiçoar o controle de armas e munições.

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2020 mostra ainda uma queda de cerca de 6% no número de armas apreendidas pelas polícias nos últimos seis anos.

Enquanto a região Norte quase dobrou o número de apreensões de armas de fogo no período, a região Centro-Oeste viu essas apreensões despencaram de um total de 99 armas apreendidas a cada 100 mil habitantes, em 2016, para 32 armas apreendidas em 2019 para cada grupo de 100 mil habitantes.

 

Últimas notícias
Economia

Ferros-velhos do RJ vão precisar de autorização para atuar no setor

Ferros-velhos situados nos 92 municípios fluminenses vão precisar de autorização da Secretaria de Estado da Polícia Civil do Rio de Janeiro para funcionar. O prazo de cadastro vai até 17 de agosto.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz: 20 estados estão com alta de casos de síndrome respiratória

O novo Boletim InfoGripe da Fiocruz indica sinal de crescimento do número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em 20 das 27 unidades federativas do país. Entre as capitais, 19 apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo.

Baixar arquivo
Educação

Jardim Botânico do Rio abre inscrições para capacitar jovens alunos

O Projeto Florescer atua na formação profissionalizante, com foco no exercício responsável da cidadania e a preservação do meio ambiente. Já a Iniciação Científica busca despertar o interesse dos jovens nesta área.

Baixar arquivo
Política

Ministro Joaquim Leite diz que relatório mostra queda do desmatamento

Para o ministro do Meio Ambiente, um relatório desta quarta-feira já registra redução do desmatamento nas seis bases instaladas para fiscalizar e reprimir garimpos ilegais, queimadas e tráfico de drogas.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa mantém proibição de venda de cigarros eletrônicos no Brasil

A decisão foi tomada nesta quarta-feira, de forma unânime, pela diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Baixar arquivo
Segurança

Tráfico internacional de drogas: PF realiza 2 operações em 12 estados

Duas operações da Polícia Federal deflagradas nesta quarta-feira prenderam suspeitos e realizaram buscas e apreensões em 12 estados do país com foco no tráfico internacional de drogas de grupo que seria comandado por um ex-policial militar.

Baixar arquivo