Especialistas alertam para golpe do QR Code

Criminosos tem usado o recurso para roubar senhas das vítimas

Publicado em quarta-feira, 30 Dezembro, 2020 - 13:22 Por Lucas Pordeus León - Brasília

Você já usou o QR Code? Aquele código que parece um código de barras e pode ser escaneado pelos celulares? Pois é, especialistas têm alertado que esse tipo de função também tem sido usada para a aplicação de golpes, com o objetivo de roubar senhas das vítimas.

O QR Code, ao ser escaneado pelos celulares, leva o usuário para sites ou lojas virtuais e teve o uso intensificado durante a pandemia justamente por permitir pagamentos e outros serviços sem a necessidade de contato físico. Ele é usado pelo comércio, pelos bancos e também pela indústria, que rastreia mercadorias por esses códigos.

Porém, o especialista em segurança digital, Márcio D’ávilla, alerta que os códigos fixados em locais públicos podem ser substituídos. Em seguida, o celular da pessoa é infectado.

Para evitar problemas, a recomendação é verificar o endereço da página que você foi direcionado depois de escanear o código, sempre desconfiando de endereços encurtados, quando não é possível saber a real origem daquela página. Outra dica é nunca usar QR Codes que foram enviados de um remetente desconhecido, por e-mail ou mensagens instantâneas.

Com os devidos cuidados, o especialista Márcio D’Avilla defende que o QR Code é uma ferramenta segura e que facilita o dia a dia dos clientes e empresas.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Segurança

PF cumpre mandados de prisão por tráfico internacional de drogas

A investigação começou em 2017, 2 pessoas foram presas com 60 kg de entorpecentes no aeroporto de Guarulhos. Agora, na operação batizada de Overweight foram cumpridos 8 mandados de busca e apreensão e 8 de prisão temporária, em São Paulo, Jundiaí e Foz do Iguaçu.

Baixar arquivo
Saúde

Piauí não terá eventos de carnaval

A ideia é evitar aglomerações e um possível colapso na saúde. Além disso, estão suspensos também no estado os pontos facultativos tradicionais nessa época.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: todos os municípios do Rio de Janeiro já receberam a vacina

Todos os 92 municípios do Rio de Janeiro já receberam as primeiras doses da vacina contra a covid-19. Parte das cidades, inclusive a capital e algumas da região metropolitana, começou a vacinação na segunda (18) e terça-feira (19).

Baixar arquivo
Saúde

Governo do Pará envia equipe à cidade de Faro

Objetivo é ajudar quanto às questões de atendimento hospitalar, já que, ontem (19), foram confirmadas as mortes de seis pessoas por falta de oxigênio. Faro fica na divisa com o estado do Amazonas, região da Calha Norte. E no município de Coari (AM), sete pessoas que estavam internadas com covid-19 morreram também por falta de oxigênio.

 

Baixar arquivo
Geral

Prova de vida de aposentados segue suspensa até fevereiro

Com o novo decreto publicado nesta quarta-feira (20), o INSS prorrogou até fevereiro a suspensão do corte dos pagamentos de quem não fez a comprovação, tanto para residentes no Brasil ou no exterior.

Baixar arquivo
Educação

Niterói classifica educação como atividade essencial

Com isso, escolas poderão funcionar e ano letivo deve começar em março. Atualmente, a cidade está no nível amarelo de controle da covid-19, o que significa que até o ensino fundamental pode retornar às aulas presenciais. O secretário de Educação disse que, no entanto, ainda não há decisão para reabertura imediata das escolas.

Baixar arquivo