Especialistas alertam para golpe do QR Code
Você já usou o QR Code? Aquele código que parece um código de barras e pode ser escaneado pelos celulares? Pois é, especialistas têm alertado que esse tipo de função também tem sido usada para a aplicação de golpes, com o objetivo de roubar senhas das vítimas.
O QR Code, ao ser escaneado pelos celulares, leva o usuário para sites ou lojas virtuais e teve o uso intensificado durante a pandemia justamente por permitir pagamentos e outros serviços sem a necessidade de contato físico. Ele é usado pelo comércio, pelos bancos e também pela indústria, que rastreia mercadorias por esses códigos.
Porém, o especialista em segurança digital, Márcio D’ávilla, alerta que os códigos fixados em locais públicos podem ser substituídos. Em seguida, o celular da pessoa é infectado.
Para evitar problemas, a recomendação é verificar o endereço da página que você foi direcionado depois de escanear o código, sempre desconfiando de endereços encurtados, quando não é possível saber a real origem daquela página. Outra dica é nunca usar QR Codes que foram enviados de um remetente desconhecido, por e-mail ou mensagens instantâneas.
Com os devidos cuidados, o especialista Márcio D’Avilla defende que o QR Code é uma ferramenta segura e que facilita o dia a dia dos clientes e empresas.