Especialistas alertam para golpe do QR Code

Criminosos tem usado o recurso para roubar senhas das vítimas

Publicado em 30/12/2020 - 13:22 Por Lucas Pordeus León - Brasília

Você já usou o QR Code? Aquele código que parece um código de barras e pode ser escaneado pelos celulares? Pois é, especialistas têm alertado que esse tipo de função também tem sido usada para a aplicação de golpes, com o objetivo de roubar senhas das vítimas.

O QR Code, ao ser escaneado pelos celulares, leva o usuário para sites ou lojas virtuais e teve o uso intensificado durante a pandemia justamente por permitir pagamentos e outros serviços sem a necessidade de contato físico. Ele é usado pelo comércio, pelos bancos e também pela indústria, que rastreia mercadorias por esses códigos.

Porém, o especialista em segurança digital, Márcio D’ávilla, alerta que os códigos fixados em locais públicos podem ser substituídos. Em seguida, o celular da pessoa é infectado.

Para evitar problemas, a recomendação é verificar o endereço da página que você foi direcionado depois de escanear o código, sempre desconfiando de endereços encurtados, quando não é possível saber a real origem daquela página. Outra dica é nunca usar QR Codes que foram enviados de um remetente desconhecido, por e-mail ou mensagens instantâneas.

Com os devidos cuidados, o especialista Márcio D’Avilla defende que o QR Code é uma ferramenta segura e que facilita o dia a dia dos clientes e empresas.

Últimas notícias
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: sucesso de Ray Charles vira canção oficial da Geórgia

O sucesso “Georgia on My Mind” de Ray Charles se tornou a canção oficial do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, em 24 de abril de 1979

Baixar arquivo
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo