Operação Resgate liberta 110 pessoas vítimas de trabalho escravo

As ações começaram na semana passada em 23 unidades da Federação

Publicado em 28/01/2021 - 15:46 Por Nelson Lin - São Paulo

A data de hoje, 28 de janeiro, é lembrada como o Dia de Combate ao Trabalho Escravo e faz referência à chacina de Unaí ocorrida em 2004 em Minas Gerais, quando quatro trabalhadores do Ministério do Trabalho foram assassinados.

Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (28), a Polícia Federal, junto com o Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Federal, Defensoria Pública da União e Secretaria do Trabalho, apresentaram os resultados da Operação Resgate, de combate ao trabalho análogo à escravidão. Iniciada na semana passada, as operações ocorreram em 23 unidades da Federação. Foram realizadas 74 ações de liberação de trabalhadores e resgatadas 110 pessoas, entre elas 2 adolescentes. As verbas rescisórias a que esses trabalhadores teriam direito somam quase R$ 500 mil, segundo estimativas dos investigadores.

O subsecretário de inspeção do Trabalho, Rômulo Machado, falou que atualmente os fiscais não têm encontrado um único local com trabalhadores escravizados a exemplo do que ocorria no final dos anos 90, mas que atualmente são verificadas muitas condições degradantes durante as fiscalizações.

Os fiscais do trabalho também notaram nos últimos anos um aumento de casos de trabalho doméstico similar à escravidão. Na operação realizada esta semana, duas domésticas foram resgatadas no Rio de Janeiro, uma delas estava em trabalho forçado há mais de 41 anos.

Em 2020, foram realizadas 266 ações específicas de trabalho escravo com resgate de 942 trabalhadores. Quem tiver suspeitas de ocorrência de trabalho análogo à escravidão pode denunciar pelo site mpt.mp.br.

 

Últimas notícias
Geral

Assassino de Ari Uru-Eu-Wau-Wau é condenado a 18 anos de prisão

O comerciante João Carlos da Silva foi condenado, inicialmente em regime fechado, pelo crime de homicídio duplamente qualificado cometido contra o professor e líder indígena Ari Uru-Eu-Wau-Wau, ocorrido em abril de 2020.

Baixar arquivo
Geral

UFRRJ retoma aulas uma semana depois da morte de estudante

A Administração Central da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em Seropédica, Baixada Fluminense, decidiu que até a próxima sexta-feira as aulas deverão ocorrer presencialmente.

Baixar arquivo
Geral

Documentos indicam que corpos em barco no Pará seriam de africanos

Documentos e objetos encontrados junto aos nove corpos dentro de um barco no Pará, no último sábado (13), indicam que seriam de migrantes da região da Mauritânia e do Mali, países da África Ocidental.

Baixar arquivo
Geral

Governo Federal retorna ao Marajó em comitiva com vários ministros

Uma comitiva do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e outros órgãos do Governo Federal retorna nesta terça-feira (16) à região para dar continuidade ao Programa Cidadania Marajó.

Baixar arquivo
Geral

INSS alerta que não usa intermediário para liberar salário-maternidade

Se a segurada precisar do auxílio de terceiros, a recomendação do INSS é para que busque um advogado devidamente registrado na OAB, para ter certeza que está contratando um profissional habilitado ou na Defensoria Pública.

Baixar arquivo
Esportes

Chama olímpica é acesa na Grécia e chegará à França em 8 de maio

O boletim esportivo desta terça-feira, 16, destaca a a largada para os Jogos Olímpicos de Paris. A cerimônia da chama olímpica, como manda a tradição para a abertura dos Jogos Olímpicos, foi na cidade de Olímpia, com a presença do presidente do Comitê Olímpico Internacional, T

Baixar arquivo