Roubo de cargas cai em janeiro no Rio mas assassinatos crescem

Dados foram divulgados pelo Instituto de Segurança Pública

Publicado em segunda-feira, 22 Fevereiro, 2021 - 21:21 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

Os registros de roubo de carga no estado do Rio de Janeiro caíram 37% em janeiro deste ano na comparação com igual mês de 2020, de acordo com dados divulgados pelo ISP, Instituto de Segurança Pública, nesta segunda-feira (22).

Em relação a dezembro, a redução ficou em 21%. Já considerando o último trimestre, a queda também ficou acima dos 30%, ante o mesmo período dos anos anteriores. 

Segundo o ISP, os roubos de cargas se mantêm em uma curva descendente desde 2018. O Instituto afirma que a queda desse tipo de crime não tem correlação estatística com o isolamento social, provocado pelo novo coronavírus. 

Outros indicadores da violência no estado, no entanto, registraram alta. Os crimes violentos letais intencionais, categoria que reúne homicídio doloso, roubo e lesão corporal seguidos de morte, registraram aumento de 2% na comparação entre os meses de janeiro. 

Foram 376 vítimas no primeiro mês do ano. Mesmo assim, segundo o ISP, esse é o segundo menor valor para o mês desde 2013.  

Isoladamente o indicador homicídio doloso apresentou crescimento de 1% no mesmo período, com 361 pessoas assassinadas. Já as mortes por intervenção de agente do estado tiveram redução de 4% no primeiro mês de 2021.

O levantamento do ISP também aponta que em janeiro, as polícias Civil e Militar retiraram de circulação no estado 619 armas de fogo, o que significa cerca de 20 por dia. 

Do total, 53 eram fuzis. Foi a segunda maior quantidade para o mês de janeiro desde 2007, de acordo com o instituto.

Os dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública têm como base os registros de ocorrências registrados nas delegacias de Polícia Civil do Estado.

Edição: Joana Lima

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Seis equipes deram início à Copa do Nordeste 2021

O Palmeiras venceu o Grêmio, por um a zero, o primeiro jogo válido pela final da Copa do Brasil, mesmo estando com um jogador a menos. No próximo domingo (7), a equipe gaúcha terá que vencer, por pelo menos, dois gols de diferença. Já a equipe paulista jogará por um empate.

Baixar arquivo
Saúde

Rio avança na vacinação de grupos prioritarios

Nesta etapa serão vacinados os idosos de 79 anos. A prefeitura informou ainda que vai anunciar a continuidade do calendário, assim que houver a confirmação da distribuição de mais vacinas pelo Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Saúde

Março Amarelo chama a atenção para os cuidados com a endometriose

Quase sete milhões de brasileiras têm diagnóstico de endometriose. A doença é crônica, mas tem tratamento. 

O mês de março é dedicado a alertar para os cuidados com a doença que pode causar fortes dores e até a infertilidade. 

Baixar arquivo
Política

Compra de vacinas contra covid-19 deve ser analisada no Congresso

Além dessas propostas,  expectativa também da Câmara para a escolha do presidente da Comissão de Constituição e Justiça, e ainda os andamentos dos processos no Conselho de ética.

Baixar arquivo
Economia

Prazo para prestar conta com o Leão começa nesta segunda-feira

Começa a correr nesta segunda-feira (01) o prazo para a apresentação das contas ao Leão. O contribuinte pode entregar a Declaração do Imposto de Renda até o dia 30 de abril e precisa ficar atento a algumas mudanças.

Baixar arquivo
Saúde

Dia Mundial das Doenças Raras marca importância do diagnóstico

No dia em que se celebra o Dia Mundial da Doença Rara nós temos uma missão, identificar a complexidade dessa luta junto à entidades, órgãos governamentais e pacientes.

Baixar arquivo