PF cumpre mandados no caso de cocaína encontrada em avião da FAB

Publicado em 25/03/2021 - 17:03 Por Maíra Heinen - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Policiais federais cumpriram, nesta quinta-feira (25), mandados de busca e apreensão para fortalecer provas que ligam o militar da Força Aérea Brasileira Manoel Silva Rodrigues ao tráfico de drogas.

Em junho de 2019, Rodrigues foi detido na Espanha ao transportar 39 quilos de cocaína pura a bordo de um avião oficial. O sargento havia partido do Brasil em missão de apoio à viagem presidencial ao Japão para a reunião do G-20, e integrava a tripulação que ficaria em Sevilha.

Manoel Rodrigues seria o responsável pelo recrutamento de mulas, indivíduos que transportam drogas geralmente para outros países.

Além do sargento preso na cidade espanhola de Sevilha, outras pessoas se associaram ao militar para a prática do crime de tráfico de drogas. Segundo a PF, foram apresentados diversos elementos que indicam pelo menos mais uma remessa de entorpecentes para Espanha.

A ação desta quinta-feira é parte da operação Quinta Coluna, deflagrada em fevereiro deste ano, e apura a atuação da associação criminosa.

Os agentes da Polícia Federal também investigam lavagem de dinheiro praticada pelo grupo. As apurações apontam diversas estratégias para ocultar os bens resultantes do tráfico, como veículos e imóveis com pagamentos de altos valores em espécie.

As investigações feitas pela PF ocorrem em paralelo aos processos por tráfico internacional de drogas que tramitam na Justiça Militar.

Edição: Leila dos Santos/ Sumaia Villela

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

A 100 dias de Tóquio, Brasil já confirmou 200 vagas em 21 modalidades

A 100 dias dos jogos de Tóquio, o Brasil já confirmou 200 vagas em 21 modalidades e ainda tem chance de classificação em mais 30. Saiba mais com Astrid Nick. 

Baixar arquivo
Educação

Prazo para inscrição no Sisu termina nesta quarta-feira

O Sisu é o programa do Ministério da Educação para acesso a um curso de graduação em universidades públicas do país.

Baixar arquivo
Geral

Rainha de Copas: Operação investiga facção ligada ao tráfico no Rio

Segundo a Polícia Civil, os alvos da investigação “ostentam em redes sociais uma vida luxuosa, residindo em mansões em condomínios de alto padrão.

Baixar arquivo
Saúde

Lewandowski dá 30 dias para Anvisa decidir sobre vacina Sputnik V

Nesta terça-feira (13) o ministro do STF Ricardo Lewandowski atendeu o pedido de liminar feito pelo governo do Maranhão para importação e autorização excepcional de uso da vacina da Rússia Sputnik V. 

Baixar arquivo
Geral

Punições para quem causa acidentes após beber ficam mais pesadas

O novo Código de Trânsito Brasileiro define que motoristas alcoolizados ou sob efeito de drogas que provocarem acidentes com lesão corporal grave ou gravíssima e que resultarem  em mortes, serão presos. 

Baixar arquivo
Educação

Inscrições do programa Qualifica Mais seguem até 25 de abril

Dúvidas podem ser enviadas ao e-mail empregamais@economia.gov.br.

Baixar arquivo