Mais de 2.500 pessoas foram assassinadas no RJ de janeiro a setembro

Publicado em 29/10/2021 - 19:19 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Os homicídios dolosos, aqueles praticados com intenção de matar, diminuíram 6% nos nove primeiros meses do ano na comparação com 2020, no Estado do Rio de Janeiro. No total, foram 2.505 mortes, menor valor para o período desde 1991, de acordo com dados do Instituto de Segurança Pública, divulgados nesta sexta-feira (29).

O indicador Crimes Violentos Letais Intencionais, que agrega, além de homicídios dolosos, os casos de lesão corporal seguida de morte e latrocínio, teve queda de 5% entre janeiro e setembro. O número é o mais baixo dos últimos 22 anos.

Em relação à apreensão de armas de fogo, os dados apontam que foram tiradas de circulação no estado quase quinhentas, sendo 18 fuzis. No acumulado do ano, são mais de cinco mil e trezentas armas apreendidas, 278 fuzis. Isso significa que, em média, a Polícia apreendeu 19 armas por dia no Rio de Janeiro.

Em nove meses, mais de 25.600 pessoas foram presas em flagrante.

Os roubos de carga reduziram 13%, e os de rua, 6% em relação ao acumulado nos nove primeiros meses do ano passado. Este último engloba roubo a transeunte, roubo de aparelho celular e roubo em coletivo.

Os dados do Instituto de Segurança Pública tem como base registros de ocorrência lavrados nas delegacias de Polícia Civil do Estado.

Edição: Jacson Segundo / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo