Essas ações colocam em discussão o papel da imprensa na cobertura e na prevenção desses acontecimentos.
Uma pesquisa da USP, a Universidade de São Paulo, mostra o crescimento acelerado dos ataques, foram dez, nos últimos 13 meses.
O estudo destaca protocolos estabelecidos por especialistas sobre o comportamento da imprensa, como evitar a exposição de vítimas e agressores, com a divulgação de imagens, vídeos ou conversas.
A ideia é impedir o chamado “efeito contágio”, que o atentado seja inspiração para outros. Segundo o estudo, a janela para potenciais imitadores é de aproximadamente 13 dias.
A professora de Ética e Jornalismo da UnB, Universidade de Brasília, Rafiza Varão, fala sobre o cuidado com o uso das imagens.
O doutor e professor de Jornalismo da USP, Rodrigo Ratier, afirma que a cobertura desses casos tem sido sensacionalista com foco na busca pela audiência e por cliques.
Para a editora pública e de conteúdo da Jeduca, Associação de Jornalistas de Educação, Marta Avancini, a imprensa deve acompanhar os desdobramentos e as medidas tomadas pelo poder público para evitar outros ataques.
O estudo da USP indica que as pessoas mais aptas a perceber os sinais de radicalização de jovens são as mais próximas no convívio dentro e fora de casa. No caso, pais e cuidadores, líderes de comunidades, professores, amigos e conhecidos próximos, como colegas de escola.
![Tomaz Silva/Agência Brasil Rio de Janeiro - Manifesto realizado na praia de Copacabana lembra as vítimas da transfobia no Brasil. (Tomaz Silva/Agência Brasil)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 03/12/2024 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa do lançamento e implementação da Missão 1 do programa Nova Indústria Brasil (NIB), no Palácio do Planalto. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rovena Rosa/Agência Brasil São Paulo (SP), 23/12/2023 - Ceia de Natal distribuida pela ONG SP Invisível para pessoas em vulnerabilidade social, durante a Jornada Nacional de Solidariedade Contra a Pobreza e a Fome, em Belenzinho. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Casa Branca/Divulgação Estados Unidos, 25/01/2025 - Migrantes deportados pelo governo Donald Trump nos Estados Unidos embarcam em avião militar de volta ao Brasil. Foto: Casa Branca/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Médicos chegam ao local de prova para a segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2020, em Brasília.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Manaus (AM), 29/11/2024 - Encontro das Águas. Confluência entre o rio Negro, de água preta, e o rio Solimões, de água barrenta, onde as águas dos dois rios correm lado a lado sem se misturar por uma extensão de mais de 6 km. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)