logo Radioagência Nacional
Segurança

2.500 policiais farão a segurança do 7 de setembro, em Brasília

Baixar
Daniella Longuinho - repórter da Rádio Nacional
04/09/2023 - 22:34
Brasília

O Gabinete de Mobilização Institucional, criado pelo Governo do Distrito Federal para o 7 de setembro, apresentou, nesta segunda-feira, o Protocolo de Operações Integradas da Semana da Pátria.

O documento foi desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública do DF e conta com ações de segurança, inteligência e mobilidade, a fim de "manter a ordem pública, a segurança dos participantes, dos edifícios públicos e das autoridades presentes no evento", na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

De acordo com o Governo do Distrito Federal, o planejamento foi elaborado há três meses e teve a participação do governo federal. 

O comunicado institucional ressalta que o policiamento, durante a solenidade, será maior do que o empregado no mesmo evento no ano passado e mesmo durante a posse do presidente Lula, em 1º de janeiro deste ano.

A união dos esforços nas duas esferas de governo foi apontada pelo secretário executivo de Segurança Pública, Alexandre Patury, durante o primeiro encontro do Gabinete de Mobilização Institucional.

Já o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Adão, afirmou que o efetivo destacado tem condições de fazer frente a qualquer ameaça.

Ao todo, estarão de prontidão cerca de 2 mil militares da Polícia Militar do Distrito Federal de unidades especializadas, como Cavalaria, BPCães e Bope, e 500 policiais civis do Distrito Federal.

Além disso, o Ministério da Justiça e Segurança Pública atenderá ao pedido da governadora em exercício do DF, Celina Leão, e disponibilizará a Força Nacional de Segurança para reforçar a segurança e prestar apoio durante o desfile de 7 de setembro.

Durante evento em Vitória, no Espírito Santo, nesta segunda-feira, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que acompanha eventuais ameaças ao evento, mas que o clima é de 'tranquilidade' e 'concórdia'.

Outra frente preventiva vai contar com a atuação da Abin, Agência Brasileira de Inteligência, na identificação de ameaças e de possíveis incidentes que coloquem em risco a segurança do público e das autoridades durante o evento.

x