Retrospectiva 2023: onda de violência foi desafio na segurança pública

Publicado em 01/01/2024 - 17:17 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O velho problema da violência continuou a assustar brasileiros neste ano de 2023. Na Bahia, o assassinato da líder quilombola Mãe Bernadete, em agosto, causou comoção nacional, até o momento cinco pessoas foram presas e denunciadas pelo Ministério Público e aguardam julgamento. 

Além da violência no campo, brigas de facções de tráfico de drogas e a violência policial também atingiram diversas cidades da Bahia, deixando ao menos 60 mortos pelas polícias até setembro. As mortes geraram críticas de entidades de direitos humanos à atuação da polícia militar do estado, que agora lidera o ranking de polícia mais letal de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Em São Paulo, houve a operação Escudo entre julho e setembro para coibir o crime organizado na baixada santista. No entanto, a operação que se iniciou como reação à morte de um PM resultou em 28 mortes de pessoas em supostos confrontos policiais, também gerando críticas da ouvidoria da polícia e diversos outras entidades de defesa de direitos humanos. Em relatório, a Anna Livia Arida, da Human Rights Watch, coloca em dúvida a versão de que as pessoas teriam morrido em confronto com a PM.

No fim de dezembro, o ministério Público indiciou dois policiais que participaram da operação por homicídio duplo qualificado.

Medidas consideradas equivocadas por especialistas para combater o crime também surgiram no Rio de Janeiro, como o ressurgimento de justiceiros e a apreensão de menores para simples averiguação na operação Verão. O defensor público Rodrigo Azambuja destaca que a operação tem um viés racista.

Os ataques às escolas também foram notícia neste ano que passou, com 11 ocorrendo neste ano, a última delas foi em Sapopemba na capital paulista. Em comum a todos esses ataques, o discurso de ódio presente nas redes sociais. Nesse sentido, o especialista Daniel Cara defendeu a regulação das redes sociais para impedir a propagação de discursos de ódio.

Discursos de ódio, violência e letalidade policial, o  ano de 2023 mostrou o tamanho dos desafios do poder público  e da sociedade para diminuir a violência no país.

 

Edição: Leila dos Santos - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Saúde

Saiba como se proteger do tempo seco e da baixa qualidade do ar

Queimadas e altas temperaturas em boa parte do país levam o Ministério da Saúde a reforçar orientações para a proteção dos brasileiros. Em áreas com dificuldade de acesso à água potável há risco de desidratação e a fumaça das queimadas pode provocar doenças respiratórias.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Comunidades isoladas por seca no Amazonas esperam por ajuda

Em estado de emergência, Manaus começa distribuir cestas básicas e kits para as famílias das comunidades dos rios Negro e Amazonas nesta segunda-feira (16). Nível do Rio Negro está quatro metros mais baixo que comparado com 2023, quando foi registrada a pior estiagem em 120 anos. 

Baixar arquivo
Política

Eleições 2024: De 5.569 municípios, só 103 podem ter 2º turno

103 municípios brasileiros podem ter segundo turno para a escolha de prefeitos nas eleições de outubro deste ano. Isso porque essas localidades contam com mais de 200 mil eleitores registrados, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Desmatamento na Amazônia é o menor em seis anos

Apesar de ter registrado mais que o dobro de focos de incêndio florestais em agosto na comparação com o mesmo período de 2023, a área sob alertas de desmatamento para o mês na Amazônia é o menor desde 2018, segundo dados do sistema de monitoramento  do Inpe.

Baixar arquivo
Saúde

Força Nacional do SUS vai apoiar municípios paulistas

Equipes da Força Nacional do SUS estão mobilizadas no apoio a gestores de municípios paulistas na elaboração de planos para proteção da saúde da população diante das queimadas.

Baixar arquivo
Geral

RS: 3 mil famílias precisam completar cadastro do Auxílio Reconstrução

Famílias gaúchas atingidas pelas enchentes e que têm direito ao Auxílio Reconstrução, mas que ainda não confirmaram os dados pessoais, estão sendo notificadas por e-mail e via SMS.

Baixar arquivo