Presos são transferidos de Penitenciárias Federais de Segurança Máxima

Publicado em 04/03/2024 - 15:07 Por Gabriel Correa - repórter da Rádio Nacional - São Luís

Pelo menos 23 presos foram transferidos de Penitenciárias Federais de Segurança Máxima entre a última sexta-feira (1) e esse domingo, segundo a Secretaria Nacional de Políticas Penais. A transferência ocorreu por meio da Diretoria do Sistema Penitenciário Federal, e seguiria um "rodízio periódico", que tem como objetivo enfraquecer as lideranças do crime organizado.

De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o remanejamento de presos faz parte da rotina de funcionamento do Sistema Penitenciário Federal e serve para impedir articulações das organizações criminosas dentro dos estabelecimentos de segurança máxima. Além disso, também dificultaria a criação de vínculos nas regiões onde se encontram as penitenciárias federais.

Por questões de segurança, a Secretaria Nacional de Políticas Penais não informa a localização dos presos, nem detalhes das operações. Não foi confirmado se Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, integrante de organização criminosa do Rio de Janeiro, estava entre os transferidos. Nem se as transferências estão relacionadas ao contexto de fuga de dois integrantes de uma facção, da Penitenciária de Segurança Máxima, no Rio Grande do Norte, no dia 14 de fevereiro.

Por se tratar de presos considerados de alta periculosidade e com posição de liderança nas organizações criminosas, a transferência envolve alto grau de complexidade e risco.

No ano passado, a Secretaria Nacional de Políticas Penais realizou 364 operações, entre inclusões, devoluções, transferências e apresentação de presos em júri.

 

Edição: Nadia Faggiani / Fran de Paula

Últimas notícias
Geral

INSS alerta que não usa intermediário para liberar salário-maternidade

Se a segurada precisar do auxílio de terceiros, a recomendação do INSS é para que busque um advogado devidamente registrado na OAB, para ter certeza que está contratando um profissional habilitado ou na Defensoria Pública.

Baixar arquivo
Esportes

Chama olímpica é acesa na Grécia e chegará à França em 8 de maio

O boletim esportivo desta terça-feira, 16, destaca a a largada para os Jogos Olímpicos de Paris. A cerimônia da chama olímpica, como manda a tradição para a abertura dos Jogos Olímpicos, foi na cidade de Olímpia, com a presença do presidente do Comitê Olímpico Internacional, T

Baixar arquivo
Justiça

Plenário do CNJ julga hoje condutas de Sérgio Moro e Gabriela Hardt 

O Plenário do Conselho Nacional de Justiça julga, nesta terça-feira, as condutas na Operação Lava-Jato do ex-juiz federal e senador Sérgio Moro; e da juíza federal Gabriela Hardt. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF prende homem que compartilhava cenas de abuso sexual infantil

A ação faz parte de operação da Polícia Federal para combater pornografia infantil. O suspeito foi detido no momento em que saia do trabalho, em um Centro de Eventos de um shopping na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Geral

TSE retoma julgamento que pode cassar mandato do senador Jorge Seif

No último dia 4 de abril, o julgamento foi suspenso pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes, sob o argumento de que o relator, o ministro Floriano de Azevedo, não teria tempo de apresentar o seu voto.  

Baixar arquivo
Educação

Escolas de maioria branca têm melhor infraestrutura, aponta pesquisa

A análise foi feita pelo Observatório da Branquitude, que ressalta a vantagem de alunos brancos e a persistência da desigualdade racial no país. Um exemplo é a rede de esgoto, presente em 72% das escolas com predominância de brancos e em apenas 43% das escolas com maioria de alunos negros.  

Baixar arquivo