Funcionários da Fundação Casa são afastados após denúncia de agressão

Publicado em 02/04/2024 - 17:23 Por Nelson Lin, repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Um diretor e sete funcionários da Fundação Casa em Franco da Rocha, na grande São Paulo, foram afastados de suas funções por determinação da Justiça. Eles são citados em um processo, movido pelo Ministério Público de São Paulo e pela Defensoria Pública, por abusos físicos sistemáticos contra jovens internados no local.

A decisão da justiça foi publicada na semana passada e a multa em caso de descumprimento pode chegar a R$ 500 mil.

Segundo relatos colhidos pela promotoria, os adolescentes falaram que sofriam chutes, joelhadas e socos em diversas partes do corpo; além de enforcamentos e limitação na oferta de água. Em um dos episódios, um jovem teria sido agredido, mesmo sofrendo convulsões. Outros relatos também afirmaram que o diretor participava dos atos violentos contra os adolescentes.

Ao conceder a liminar de afastamento dos funcionários, o magistrado Rafael Campadelli Andrade considerou que o quadro de violações presente na unidade só poderia ser sanado com o afastamento dos envolvidos.

Procurada, a Fundação Casa enviou nota afirmando que cumpriu a decisão da justiça afastando os servidores envolvidos e que a Corregedoria Geral da instituição também investiga o caso. O processo corre em sigilo.

Edição: Sâmia Mendes / Liliane Farias

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo