Em seis meses, Celular Seguro teve 60 mil aparelhos bloqueados

Programa permite também o bloqueio das linhas e aplicativos

Publicado em 01/07/2024 - 19:42 Por Oussama El Ghaouri - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Celular Seguro alcançou a marca de 60 mil bloqueios de aparelhos por perda, roubo ou furto, a partir de alertas de usuários. Isso, depois de seis meses do lançamento do programa pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Hoje, mais de dois milhões de pessoas estão registradas no Celular Seguro. O acesso ao programa é feito com o mesmo login da plataforma GOV.BR.

E os aparelhos podem ser registrados pelo site celularseguro.mj.gov.br ou pelo aplicativo da App Store, para iOS, ou da Play Store, para Android.  

O programa Celular Seguro permite não só o bloqueio dos aparelhos, mas também das linhas e dos aplicativos digitais, garantindo a segurança de informações sensíveis.

Pra isso, a vítima precisa acionar o botão de emergência a partir do site ou do celular de uma pessoa de confiança que foi previamente cadastrada no sistema.

Acionado o botão, os bancos e instituições financeiras fazem o bloqueio das contas. Segundo o Ministério da Justiça, esse é um processo é ágil, mas a reversão, não. Isso porque a pessoa terá que solicitar os acessos através do contato com a operadora, os bancos e outros. E cada empresa segue um rito diferente.

Segundo o Governo Federal, uma ferramenta de rastreamento e de recuperação de aparelhos, como já funciona no Piauí, está em análise pelo Ministério da Justiça.

Ela funciona assim: quando uma nova linha é habilitada, as empresas de telefonia informam em qual local e em qual aparelho a nova conta foi criada. Caso haja um registro de furto ou roubo, a pessoa que habilitou a nova linha é intimada, por WhatsApp, a comparecer a uma delegacia para esclarecer a situação. Se a pessoa não tiver a nota fiscal, o telefone deverá ser entregue às autoridades, que vão encaminhar o aparelho para os verdadeiros donos.

Segundo a Secretaria de Segurança do Piauí, no primeiro trimestre deste ano, o crime de roubo de celulares recuou 44%, o de furto diminuiu 18% e a recuperação de aparelhos aumentou 139%.

O Ministério da Justiça disse que está discutindo com o Governo do Piauí questões técnicas para que essa nova ferramenta funcione em todo o país.

Edição: Bianca Paiva / Fran de Paula

Últimas notícias
Meio Ambiente

AGU pede suspensão da greve dos servidores ambientais

Na petição, o governo federal alega que a paralisação impacta o exercício das atividades essenciais do Ibama e do ICMBio. A associação dos servidores informou que será garantido o acionamento total das atividades de resgate da fauna e das brigadas de prevenção e controle de incêndios florestais.

Baixar arquivo
Economia

Reforma Tributária: Lira se reúne com grupo e defende cashback do povo

O texto de parte da regulamentação será apresentado nesta quinta-feira (4), na Câmara dos Deputados, e deve ser votado na próxima semana.

Baixar arquivo
Economia

Plano Safra: produtores do agronegócio terão R$ 400 bi em crédito

O Plano Safra do Agronegócio, como foi chamado, tem taxas que variam de 7% a 12%, com redução para os empresários que adotam boas práticas de produção.

Baixar arquivo
Internacional

Escola que servia de abrigo é atingida por novos ataques israelenses

Milhares de palestinos seguem fugindo das cidades do sul, após Israel retomar ataques. Violência segue nos territórios palestinos. E mais: até países fora da rota sofrem com efeitos do Furacão Beryl.

Baixar arquivo
Esportes

Rádio Nacional transmite Atlético-MG X Flamengo, às 21h30

Confira os jogos dessa quarta, pela 14ª rodada do Brasileirão Série A.

Baixar arquivo
Geral

Operação da Polícia Militar deixa seis mortos na Cidade de Deus

Segundo a PM, a ação teve o objetivo de reprimir roubos de veículos e coibir as tentativas de expansão de facção criminosa. O comando do Batalhão de Jacarepaguá vai instaurar um procedimento para apurar as circunstâncias da ação e analisar as imagens das câmeras corporais utilizadas.

Baixar arquivo