SP: letalidade da Polícia Militar cresce mais de 70%

Só no primeiro semestre, 344 pessoas morreram em ações da PM

Publicado em 25/07/2024 - 16:00 Por Nelson Lin - São Paulo

A letalidade policial no estado de São Paulo subiu mais de 71% neste primeiro semestre de 2024 comparado ao mesmo período do ano passado. Foram 344 pessoas mortas por PMs este ano, enquanto em 2023, foram 201. Os dados são do painel de monitoramento do Grupo de Controle Externo da Atividade Policial (Gaesp) do Ministério Público de São Paulo.

O aumento das mortes vem na esteira da operação Verão, no litoral paulista, uma continuidade da operação Escudo, realizada no segundo semestre do ano passado. Nas duas operações, pelo menos 80 pessoas foram mortas por policiais militares, o que faz com que sejam consideradas as mais letais da polícia desde o massacre do Carandiru em 1992. 

Entidades de direitos humanos também criticam a nova licitação para 12 mil câmeras corporais para as PMs do estado. Os equipamentos não terão acionamento automático e gravação ininterrupta. Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o uso das câmeras diminuiu a letalidade policial em mais de 62% de 2019 para 2022.

Esta semana, dois PMs que participaram da operação Escudo no segundo semestre do ano passado viraram réus por homicídio qualificado e manipulação de provas. O juiz também pediu o afastamento dos policiais de suas funções.

Em nota, a secretaria de Segurança Pública afirmou que o estado tem as menores taxas de casos e vítimas de homicídios dolosos, que a pasta tem investido em capacitação do efetivo e que as mortes decorrentes de intervenção policial são consequência direta da reação violenta dos criminosos à ação das forças de segurança e que todos os casos de morte em decorrência de intervenção policial são rigorosamente investigados.

Edição: Ana Lúcia Caldas / Eliane Gonçalves

Últimas notícias
Geral

Voepass: pilotos relataram falha no sistema de desgelo, diz Cenipa

Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Força Aérea divulgou informações preliminares sobre a queda do avião da Voepass em Vinhedo (SP). O acidente provocou a morte de 62 pessoas. 

Baixar arquivo
Política

Lula demite ministro dos Direitos Humanos após denúncias de assédio

Silvio Almeida é acusado de cometer assédio sexual e moral. Uma das vítimas seria a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. 

Baixar arquivo
Esportes

Paralimpíada: Brasil conquista ouro no judô e na natação

A dois dias do fim das disputas, o Brasil tem 70 pódios e está a dois de igualar o desempenho dos Jogos do Rio de Janeiro e de Tóquio, onde obteve seu recorde de medalhas.

Baixar arquivo
Esportes

Eliminatórias: Rádio Nacional transmite Brasil x Equador

Na disputa das eliminatórias para Copa do Mundo 2026, a seleção brasileira ocupa a sexta colocação no grupo, com sete pontos. 

Baixar arquivo
Cultura

Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga começa neste sábado

O evento acontece na cidade serrana do interior cearense e vai trazer uma programação com 38 espetáculos de companhias teatrais da Região Nordeste.

Baixar arquivo
Geral

7 de Setembro: 30 mil pessoas são esperadas para desfile em Brasília

Na capital da República, o tradicional desfile cívico-militar será na Esplanada dos Ministérios. O lema do desfile deste ano é “Democracia e Independência – É o Brasil no rumo certo”.

Baixar arquivo