RJ: prédios construídos com dinheiro do tráfico são demolidos

Publicado em 14/08/2024 - 10:21 Por Priscila Thereso, repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Uma força-tarefa coordenada pela Secretaria de Ordem Pública, da prefeitura do Rio de Janeiro, segue pelo segundo dia a demolição de um condomínio com mais de quarenta prédios irregulares, inclusive de alto padrão, no Parque União, comunidade no Complexo da Maré, Zona Norte da cidade. A operação tem apoio das polícias Civil e Militar, além do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público estadual.

Cerca de 90% dos imóveis ainda estão em fase de alvenaria e desocupados. Eles foram erguidos sem autorização do município e não têm profissional técnico encarregado pelas obras. Engenheiros da prefeitura estimam prejuízo de R$ 30 milhões aos responsáveis pelas construções.

De acordo com a Polícia Civil, o condomínio é resultado de lavagem de dinheiro do tráfico de drogas. No início de julho, agentes da Secretaria de Ordem Pública estiveram no local e notificaram todas as estruturas.
 
Duas coberturas foram avaliadas em R$ 5 milhões. Uma delas possui dois andares, acabamento em mármore e porcelanato e uma área de lazer com churrasqueira e piscina de 40 mil litros de água. Já a outra construção tem quatro andares, acabamento de luxo, jacuzzi e closet, além de uma piscina com cascata e churrasqueira. 
 
As investigações apontam que o Parque União é utilizado há anos na construção e abertura de empreendimentos para lavar o dinheiro oriundo do comércio de drogas. A Polícia Civil apurou, inclusive, a participação no esquema de entidades representativas da comunidade, entre elas a Associação de Moradores.
 

Edição: Vitoria Elizabeth / Rilton Pimentel

Últimas notícias
Política

Lula se compromete a retomar negociações para reconstrução da BR 319

A rodovia, que vai ligar Manaus, no Amazonas, a Porto Velho, em Rondônia, é alvo de controvérsias há décadas por cortar a região da floresta amazônica. Segundo o presidente, o importante é garantir que não vai haver desmatamento e grilagem de terra próximo à rodovia.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: Brasil e oito países denunciam Daniel Ortega à ONU

O presidente da Nicarágua é acusado de violação de direitos humanos, tortura e repressão. E mais: chega a 127 número de mortos por causa de Tufão, no Vietnã; navios da Segunda Guerra submergem no rio Danúbio.

Baixar arquivo
Esportes

Rádio Nacional transmite Brasil e Paraguai pelas eliminatórias da Copa

A partida é válida pela sétima rodada e vale muito para as duas seleções que não vão bem nas eliminatórias sul-americanas para Copa do Mundo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Brasil tem períodos de seca mais prolongados, diz Inpe

Pesquisa mostra que entre 1961 a 1990, o número de dias consecutivos secos era de 80 a 85 dias. Na década mais recente, o número subiu para cerca de 100 dias. 

Baixar arquivo
Geral

Casal é preso por dopar macacos no Jardim Botânico do Rio

O casal foi abordado e detido pelos agentes dentro do parque e conduzido à delegacia. Os dois vão responder por crimes contra o meio ambiente.

Baixar arquivo
Esportes

Alison dos Santos chega em 3º nos 400m com barreiras, na Suíça

Alison dos Santos supera lesão e fica em 3º lugar na prova dos 400 metros com barreiras em Bellizona, na Suíça. Já os tenistas Thiago Monteiro, Filipe Meligeni, Rafael Matos e Marcelo Melo participam da Copa Davis, em Bolonha, na Itália. 

Baixar arquivo