Ministro da Justiça nega probabilidade de terrorismo nos Jogos Olímpicos

Publicado em 05/07/2016 - 14:38 Por Vinícius Lisboa – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Alexandre de Moraes, dá início à operação integrada de segurança dos Jogos Rio 2016, no Parque Olímpico da Barra (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Ao falar sobre a segurança na Olimpíada, o ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de  Moraes, disse

que a população e os turistas podem ficar "absolutamente tranquilos" Fernando Frazão/Agência Brasil

O ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, afirmou hoje (5) que não há probabilidade de ocorrer um ataque terrorista no Brasil durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro.

Moraes participou da entrevista coletiva que reuniu organizadores dos Jogos, a um mês da abertura da competição, marcada para o dia 5 de agosto.

"Não temos probabilidade de algum evento terrorista. A possibilidade existe no mundo todo, mas não há a probabilidade. Mas trabalhamos como se houvesse", disse o ministro, que pediu tranquilidade à população e aos turistas: "Podem ficar absolutamente tranquilos".

O Ministério da Justiça assumiu hoje a segurança patrimonial das arenas olímpicas, com a Força Nacional de Segurança Pública. Segundo Moraes, todo o efetivo da Força Nacional, da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal estará em seus postos até 24 de julho.

De acordo com o ministro, a atuação da Força Nacional nos locais de competição permitirá que a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro se dedique exclusivamente à segurança pública durante os jogos.

Moraes disse que os policiais militares devem ter a primeira parcela do RAS (Regime Adicional de Serviço) quitada nesta semana e, a partir disso, o pagamento de horas extras será normalizado. "Já foram liberados e já foram transferidos", disse Moraes sobre os R$ 2,9 milhões em crédito suplementar que o governo federal liberou para o governo do estado do Rio, que enfrenta uma crise financeira que se agrava desde o ano passado.

Edição: Nádia Franco

Últimas notícias