Rio 2016 já registra número recorde de participantes mulheres

O COI informou que 5.180 mulheres estão inscritas para os Jogos, um

Publicado em 27/07/2016 - 19:34 Por Nathália Mendes - Do Portal EBC - Brasilia

Se em 1896, em Atenas, as mulheres eram proibidas de disputar provas olímpicas, 120 anos depois, no Rio de Janeiro, elas estabelecerão um novo marco na história do esporte. O número de atletas do sexo feminino com vaga garantida na Rio 2016 já é o maior da história, superando as 4.676 competidoras que estiveram em Londres, em 2012.

Hoje (27), o Comitê Olímpico Internacional (COI) informou que 5.180 mulheres estão inscritas para os Jogos do Rio, um aumento de 10,77% em relação ao recorde estabelecido há quatro anos. 

A conta ainda pode mudar até o dia da cerimônia de abertura, marcada para o dia 5 de agosto, em virtude das suspensões que estão sendo impostas pelas federações internacionais a atletas punidos por doping – só a Rússia, investigada pela Agência Mundial Antidoping (WADA) por comandar um sistemático esquema de doping, teve 108 atletas excluídos. 

Dos 11.437 atletas confirmados nos Jogos do Rio de Janeiro até o momento, 45,29% são mulheres. É o maior percentual já registrado: em 2012, elas representaram 44,25% dos 10.568 competidores. As mulheres passaram a competir nos Jogos Olímpicos em 1900, em Paris. Foram 22 atletas inscritas no tênis, vela, críquete, hipismo e golfe, o que corresponde a 2,21% do total de competidores naquela edição.

A entrada do golfe e do rugby entre as modalidades olímpicas, ambos com torneio feminino, e o aumento de provas para mulheres em outros esportes – como na luta livre, que incluiu duas novas categorias para elas – colaboraram para que o pico do crescimento da participação feminina fosse alcançado. As mulheres estão presentes em todas as modalidades do programa olímpico do Rio, isto porque o nado sincronizado e a ginástica rítmica são esportes exclusivamente femininos. 

Se em números absolutos as mulheres ainda estão em número inferior, em algumas potências olímpicas elas já reverteram o jogo. Os Estados Unidos virão ao Rio de Janeiro com 292 mulheres e 263 homens - ou seja, 53% da delegação é composta por atletas do sexo feminino. Esta será a maior equipe feminina de um país na história dos Jogos Olímpicos. A China também segue a tendência e trará 256 mulheres e 160 homens. Já a equipe brasileira conta com 209 mulheres e 256 homens, um recorde de participação feminina para o país.

>>> Saiba como são as modalidades disputadas na Rio 2016

 

 

 

Edição: Gésio Passos

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias