Campanha de vacinação contra gripe no DF começa na segunda-feira

Secretaria de Saúde divulgou orientações e calendário

Publicado em 21/03/2020 - 12:31 Por Agência Brasil - Brasília

A campanha de vacinação contra a gripe no Distrito Federal terá início na próxima segunda-feira (23) e seguirá até o dia 22 de maio. De acordo com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, o dia “D” de mobilização nacional será 9 de maio, um sábado.

O governo de Distrito Federal estabeleceu três fases para a estratégia de imunização contra a influenza. Pessoas com 60 anos ou mais terão todo o período da campanha para se vacinar. Na primeira semana, de 23 a 27 de março, a vacinação será exclusiva para os idosos distribuídos por ordem alfabética do primeiro nome.

- Na segunda-feira (23), devem ser vacinados os idosos cujo nome comece com as letras A, B, C, D e E.

- Na terça-feira (24), pessoas com 60 anos ou mais com nomes iniciados pelas letras F,G, H, I e J.

- Na quarta-feira (25), idosos que tenham nas letras iniciais do nome K, L, M, N e O.

- Na quinta-feira (26), pessoas com 60 ou mais com o primeiro nome iniciado em P, Q, R, S e T.

- Na sexta-feira (27), devem se vacinar os idosos com nomes que comecem com U, V, W, X, Y e Z.

Segundo nota informativa da Secretaria de Saúde, “esta orientação visa minimizar a aglomeração de idosos nas unidades básicas de saúde, entretanto, caso compareçam idosos cujo nome não está previsto para vacinar naquele dia, deverão ser vacinados.” A imunização deverá ocorrer mesmo que as pessoas não levem o cartão de vacinação.

A segunda fase da estratégia de imunização vai de 16 de abril a 22 de maio. Assim como os idosos, poderão se vacinar, nesse período, professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, além de pessoas com condições clínicas especiais.

A terceira fase, de 9 a 22 de maio, inclui crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, adolescentes e jovens adultos de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população carcerária e funcionários do sistema prisional.

A secretaria de Saúde do DF pede ainda que pessoas com sintomas respiratórios ou febre sejam orientadas a não comparecerem para a vacinação, enquanto persistirem os sintomas. Da mesma forma, casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 poderão ser vacinados apenas após a resolução dos sintomas (preconizado mínimo de 14 dias). Ainda segundo a secretaria, "não existem na literatura informações específicas sobre a interação de Covid-19 com a resposta as vacinas". 

Em nota, a Secretaria orienta que as unidades básicas de saúde mantenham horário estendido de atendimento, garantindo a oferta de vacinação na hora do almoço, bem como nos horários noturnos (Saúde na Hora) e aos sábados.

A nota sobre a vacinação contra influenza da Secretaria de Saúde está disponível na íntegra na internet. A secretaria também disponibilizou orientações com relação ao coronavírus

Edição: Lílian Beraldo

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Teste rápido de COVID-19
Saúde

Estado do Rio registra quase 179 mil casos de covid-19

A capital lidera o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus (74.421 casos). Em seguida vem Niterói (9.380) e São Gonçalo (9.298), ambas na Região Metropolitana.  

 


 

VITÓRIA ATLÉTICO MINEIRO E EMPATE DO SANTOS
Esportes

Flamengo perde para o Atlético mineiro no Maracanã

 

Na segunda rodada, o Atlético recebe o Corinthians em jogo previsto para  quinta-feira (13). Já o Flamengo enfrenta um dia antes (12), o Atlético Goianiense.

 

Manifestantes carregam bandeiras nacionais durante um protesto contra o governo no centro de Beirute, Líbano, em 20 de outubro de 2019
Internacional

Polícia entra em confronto com manifestantes em Beirute

Milhares de pessoas foram para a Praça do Parlamento e para a Praça dos Mártires Os manifestantes tentaram entrar em uma área isolada e invadiram os escritórios de ministérios.

Teste rápido de COVID-19
Saúde

Brasil registra 3 milhões de casos de covid-19 e 101 mil mortes

Dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde no início da noite deste domingo (9). Nas últimas 24 horas, o país registrou 23.010 novos casos e 572 mortes. 

Esportes

STJD aceita pedido do Goiás e partida contra o São Paulo é adiada

Cancelamento ocorreu 10 minutos antes do jogo começar. É que 10 jogadores testaram positivo para o novo coronavírus, sendo 8 titulares. Partida ainda não tem nova data.

 

O filme Yover, produzido por Edison Sanchez e Miguel Zanguña Billalva, será exibido na Mostra Ecofalante
Geral

Mostra traz filmes de 24 países sobre questões ambientais e sociais

O 9 º Festival Ecofalante vai de 12 de agosto a 20 de setembro. Terá sessões online por causa da pandemia. Os filmes ficam disponíveis por períodos que variam de 24 horas a dez dias.