Covid-19: morre turista canadense que estava em navio no Recife

Paciente estava hospitalizado desde 12 de março

Publicado em 26/03/2020 - 18:19 Por Pedro Fonseca - Repórter da Reuters - Rio de Janeiro

Um turista canadense de 79 anos, cuja confirmação de contaminação pelo novo coronavírus levou ao isolamento de um navio de cruzeiro no Recife por mais de uma semana, morreu na madrugada hoje (26), segundo informou a Secretaria de Saúde de Pernambuco.

O homem estava hospitalizado desde o dia 12 de março, após passar mal durante desembarque do navio Silver Shadow. Ele fora encaminhado a um hospital da capital pernambucana, onde teve confirmada a contaminação pelo novo coronavírus.

"O paciente foi mantido em ventilação mecânica e hemodiálise, fazendo também uso de medicamentos como o antiviral oseltamivir (tamiflu), indicado para tratar [a gripe] influenza em pessoas com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave. Também foi utilizada a combinação entre azitromicina e hidroxicloroquina. Entretanto, ele faleceu na madrugada de hoje", informou a secretaria, em nota.

Isolamento

O caso de coronavírus no passageiro canadense fez com que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidisse pelo isolamento do navio, que transportava 605 pessoas, entre passageiros e tripulantes, de 18 nacionalidades.

Após mais de uma semana de confinamento, os passageiros puderam desembarcar a partir da sexta-feira passada e retornaram para seus respectivos países em voos organizados pela Royal Caribbean, empresa controladora da Silversea Cruise, responsável pelo navio com bandeira das Bahamas.

De acordo com a Anvisa, um segundo caso suspeito de coronavírus no navio foi descartado, e não houve ocorrências durante o período de isolamento.

A morte do turista canadense elevou para três o total de vítimas fatais do novo coronavírus em Pernambuco, que registrou na véspera seu primeiro óbito relacionado com a covid-19. No total, o estado tem 46 casos confirmados da doença até o momento. A identidade do turista que morreu hoje ainda não foi fornecida.

Últimas notícias