Rio reúne cientistas para discutir resposta à pandemia

Pesquisadores devem ajudar na busca de soluções para o estado

Publicado em 06/05/2020 - 15:17 Por Vinícius Lisboa - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Uma comissão de especialistas em diversas áreas da ciência foi criada para prestar consultoria a ações do governo do Rio de Janeiro no contexto da pandemia de coronavírus. Em decreto publicado hoje (6) no Diário Oficial do estado, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj) instituíram o grupo, chamado Comissão RJ Ciência no Combate à covid-19.

Os pesquisadores - das áreas de medicina, epidemiologia, virologia, biotecnologia, inteligência artificial e economia - devem ajudar na busca de soluções para questões de curto e longo prazo.

A comissão será presidida pelo presidente da Faperj, Jerson Lima, que é professor titular do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo De Meis, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e contará com representantes da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Entre os pesquisadores convidados está o virologista Amilcar Tanuri (UFRJ), o ex-presidente do Banco Central e economista Armínio Fraga Neto, a médica e bióloga molecular Patrícia Bozza (Fundação Oswaldo Cruz) e a pneumologista Margareth Dalcomo, também da Fiocruz.

Os pesquisadores vão se debruçar sobre questões como a adesão ao isolamento social, a subnotificação da covid-19 e a avaliação das possibilidades de retorno à normalidade no futuro.

Uma das primeiras ações será a elaboração de um formulário eletrônico para avaliar a subnotificação de casos no estado, informação importante para o planejamento das medidas de prevenção e dos recursos do sistema de saúde.  

Veja a lista completa de cientistas da comissão:
 

- Jerson Lima Silva – Presidente (Faperj, UFRJ, ANM, ABC)

- Leonardo Rodrigues, secretário de Ciência, Tecnologia e inovação (SECTI),

- Maria Isabel de Castro de Souza (SECTI, Uerj)

 - Amilcar Tanuri (UFRJ, ABC)

- Armínio Fraga Neto (Gávea Investimentos)

- Daniel Tabak (ANM)

- Paulo Niemeyer (IECPN e ANM)

- Marcos Freire (Fiocruz-Biomanguinhos)

- Patricia Bozza (Fiocruz)

- Margareth Dalcomo (Fiocruz)

- Roberto Medronho (IESC-UFRJ)

- Marcelo Gattass (PUC, Tecgraf-Embrapii – inteligência artificial)

- Edson Watanabe (Coppe, UFRJ)

- Bruno Leonardo Barth Sobral (Faculdade de Ciências Econômicas, Uerj)

- Carlos Frederico Leão Rocha (Vice-Reitor UFRJ, Economia)

- Vitor Ferreira (UFF, ABC, Faperj)

- Eliete Bouskela (Uerj, ABC e DC Faperj)

- Mauricio Guedes (DT Faperj)

Edição: Lílian Beraldo

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.