Rio inaugura mais um centro de atendimento para cães e gatos

Unidade fica no bairro da Paciência, e todos os serviços são gratuitos

Publicado em 27/06/2020 - 14:56 Por Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Preocupada com o aumento do abandono de cães e gatos nas ruas, em meio à pandemia de covid-19, e com parte da população sem condições de manter gastos com animais, a prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou hoje (27) a unidade de Saúde Médica Veterinária em Paciência, na zona oeste da cidade. Os animais terão atendimento gratuito na clínica, com serviços de castração, atendimento clínico e cirurgias emergenciais.

O agendamento para as cirurgias do mês de julho deverá ser feito pelo aplicativo Bicho Rio Subem (Subsecretaria de Bem-Estar Animal).

“Esta clínica está um colosso. Tenho certeza de que quem vier aqui vai ser bem atendido", disse o prefeito Marcelo Crivella, ao inaugurar a unidade.

Moradora do bairro, Larissa Rocha, de 42 anos, elogiou a nova unidade e disse acreditar que os animais serão cuidados com carinho e zelo. Dona de seis cães, Larissa foi conhecer a clínica, que considerou um  "sonho" muito desejado. “Tenho seis cães, cuido com a maior dedicação, mas não tenho condições de pagar veterinário. A região necessitava disso. Eles são como filhos. Se ficarem doentes, os donos ficam doentes  junto. Se morrerem, uma parte da gente vai embora junto.”

Na segunda-feira (29), será inaugurada a unidade de Saúde Médica Veterinária do Flamengo, que é fruto de uma parceria entre a prefeitura e o Instituto Ser Educacional,  do Centro Universitário Universus Veritas.

Atendimentos na pandemia

Somente durante a pandemia de covid-19, a Subsecretaria de Bem-Estar Animal fez 3.237 atendimentos clínicos e 400 cirurgias diferenciadas emergenciais em cães e gatos.

Durante a pandemia, o atendimento clínico está sendo feito de segunda-feira a sexta-feira, por ordem de chegada, das 9h às 16h – a triagem começa às 9h. Cada unidade tem uma especialização cirúrgica e, de acordo com a necessidade, a equipe médica faz o encaminhamento para as outras clínicas.

São atendidos gratuitamente cerca de 30 animais por dia. Trinta senhas para a consulta clínica são distribuídaw de segunda a sexta-feira: 15 às 8h e mais 15 às 13h.

O agendamento para castração de animais nas novas unidades será feito por meio do aplicativo Bicho Rio Subem. Para o mês de julho, a marcação será feita a partir do dia 1º, às 10h. Nas demais unidades,  a cirurgia é marcada sempre no dia 25 de cada mês, também pelo aplicativo.

A cidade do Rio de Janeiro tem unidades de Saúde Médica Veterinária nos bairros do Flamengo, da Paciência, de Bangu, de Bonsucesso, de Campo Grande, do Engenho de Dentro e de Guaratiba. Todos os serviços oferecidos são gratuitos.

Dúvidas ou informações - (21) 2976-2893, 2088-0097 ou 3402-0380, de segunda a sexta, das 10h às 16h. Todos os serviços são gratuitos.

 

Edição: Nádia Franco

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Live da Semana - Presidente Jair Bolsonaro - 06/08/2020
Política

Pazuello diz que estados estão mais preparados para enfrentar pandemia

Ministro interino da Saúde participou de live ao lado do presidente. Mudança de protocolo do ministério foi um dos fatores que deixou estados mais preparados.

A cúpula  maior, voltada para cima, abriga o Plenário da Câmara dos Deputados.
Política

Senado aprova redução de prazos para revalidação de diplomas

O PL prevê a revalidação em prazo entre 30 e 60 dias no caso de instituições estrangeiras reconhecidas pelo Ministério da Educação e contam com um processo simplificado. 

Escola fechada por cinco dias após relatos de coronavírus.
Justiça

Justiça suspende retorno das aulas presenciais na rede privada do DF

A retomada foi autorizada na terça-feira pela primeira instância após outra decisão que a proibiu. Algumas escolas chegaram a retomar as atividades nesta quinta-feira.

Saúde

Ministério da Saúde monitora síndrome em crianças associada à covid-19

Síndrome inflamatória multissistêmica ocorre em crianças de 7 meses a 16 anos. Até agora, foram notificados 71 casos no Brasil e registradas três mortes.

Incêndio no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Divulgação/Parnaso)
Geral

Bombeiros combatem fogo na Serra dos Órgãos pelo terceiro dia seguido

Criado em 1939, o Parnaso é o terceiro parque mais antigo do país e costuma ser procurado para prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada e rapel.

O ministro das Cidades, Alexandre Baldy, apresenta a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLVe).
Justiça

Preso pela PF, Baldy pede licença de cargo de secretário

Em nota, governo estadual destaca competência e postura idônea de Alexandre Baldy e informa que o secretário executivo Paulo Galli comandará temporariamente a pasta.