Hospital de Campanha do Parque dos Atletas começa a ser desativado
![Divulgação Rede D’Or Governo do Rio inaugura Hospital de Campanha do Parque dos Atletas nesta segunda](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O Hospital de Campanha do Parque dos Atletas, na zona oeste do Rio de Janeiro, deu alta hoje (7) a seus dois últimos pacientes e começará a ser desativado amanhã, segundo a Rede D'or, responsável por sua gestão. A unidade foi montada exclusivamente com recursos privados como parte da resposta à pandemia de covid-19 e atendeu a 621 pacientes.
A unidade atendeu apenas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e fechará as portas seguindo a programação inicial de funcionar por quatro meses. O hospital foi inaugurado em 11 de maio, em meio ao pico da pandemia e ao atraso na entrega dos sete hospitais de campanha que haviam sido prometidos pelo governo do estado.
Segundo a Rede D'Or, 90% dos internados que chegaram à unidade precisaram em algum momento de leitos de terapia intensiva. Entre eles, 199 chegaram a ficar no respirador mecânico e 104 precisaram de diálise. Os pacientes atendidos pelo hospital vieram de 27 municípios do Rio de Janeiro, transferidos de 106 unidades públicas de saúde.
Para marcar o fechamento do hospital e homenagear as vítimas da covid-19, profissionais da unidade devem realizar um minuto de silêncio e soltar balões brancos amanhã, quando começará a desativação.
Devido à alta demanda, o hospital teve o número de leitos de UTI ampliado. Na inauguração, a unidade operava com 150 leitos de enfermaria e 50 de UTI, mas 50 vagas do primeiro grupo precisaram ser readequadas para atender aos casos mais graves.
O investimento privado para montar a unidade foi de R$ 62 milhões, valor que foi investido por um grupo de empresas lideradas pela Rede D'or.
Com o fechamento do hospital, encerram-se as atividades dos hospitais de campanha construídos pela iniciativa privada no Rio de Janeiro. Em agosto, o Hospital de Campanha do Leblon, na zona sul, também encerrou suas atividades após um período de funcionamento de quatro meses.
![REUTERS/Gleb Garanich/Direitos Reservados Vista da usina nuclear de Chernobyl](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fernando Frazão/Agência Brasil Cachoeiras de Macacu (RJ) 25/11/2024 - Vista de antiga área de pasto, à esquerda, reflorestada pelo Projeto Guapiaçu na Fazenda Vital Brazil para restauração da Mata Atlântica. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)