Hoje é Dia: luta contra a malária no mundo exige prevenção

Confira fatos e datas de 25 de abril a 1º de maio de 2021

Publicado em 25/04/2021 - 08:45 Por Luiz Claudio Ferreira - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Os efeitos da pandemia da covid-19 não podem significar diminuição das medidas de prevenção contra a malária, segundo alertou a Organização Mundial da Saúde, em seu último relatório mundial sobre o assunto, publicado no final do ano passado. O dia de luta contra a doença, considerada evitável e tratável, é este domingo (25 de abril).

Confira a lista de datas da semana

Confira todas as efemérides de abril de 2021

De acordo com a OMS, países africanos da região que representam mais de 90% dos casos de malária, também eram os mais afetados pela covid-19. O relatório constata que, se houver menos ações de prevenção, como distribuição de redes e medicamentos, a África Subsaariana poderia registrar pelo menos 46 mil mortes adicionais.

A malária é uma das principais causas de mortes no mundo, com 228 milhões de casos e 405 mil mortes em 2018. O contágio acontece por meio da picada de fêmeas do mosquito Anopheles, infectadas pelo protozoário Plasmodium. Nas Américas, a transmissão permanece endêmica em 19 países e territórios. Por isso, diversas localidades brasileiras têm utilizado estratégias eficazes para eliminar a doença. Os casos no Brasil (principalmente na Região Norte), na Venezuela e na Colômbia representam 86% dos afetados na América do Sul.

Materiais veiculados pela Empresa Brasil de Comunicação, disponíveis em seu acervo, demonstram evolução na pesquisa da doença. O programa Brasil Rural informou que micro-organismos presentes no guaranazeiro poderiam ser utilizados no combate à malária. Confira abaixo entrevista sobre o tema.


A OMS trabalha com a meta de erradicação da malária para o ano de 2050. No Brasil, as pesquisas da Fundação Oswaldo Cruz, por exemplo, descobriram em 2019 uma substância que consegue interromper o ciclo de transmissão da malária. Confira reportagem sobre esse assunto na TV Brasil:

História

A semana está marcada também por uma data histórica que tem relação direta com a Independência do Brasil. Na terça (26 de abril), completa-se 200 anos do retorno de Dom João e família real para Portugal. Os acontecimentos antecedentes ao 7 de Setembro de 1822 serviram de temática de reportagem especial da Agência Brasil. 

Assista abaixo também a entrevista com pesquisadores do tema sobre os fatos pré-independência:



 

Mudanças em sala de aula

A pandemia da covid-19 alterou profundamente as relações dentro e fora de sala de aula. Em vista de que nesta semana também é celebrado o Dia da Educação (27 de abril), há motivação de se refletir sobre os novos desafios. Confira reportagem especial sobre essa nova realidade  e também outros materiais do acervo da Agência Brasil e também das Rádios EBC . 

Feriado e reflexões no sábado

O Dia Internacional do Trabalho (1º) cai, em 2021, no sábado. A data motiva diferentes reflexões e atenções nesse tempo de pandemia. Trabalhadores em serviços essenciais precisam estar atentos aos cuidados em vista dos riscos de contaminação (confira reportagem da Agência Brasil) . Há outro grupo de profissionais que podem atuar de casa. Outro tema que emerge em datas como essa é a escassez de vagas em dias de crise e o desafio permanente para geração de novos espaços de trabalho.

Em 2020, as relações trabalhistas já faziam parte das discussões dos conteúdos jornalísticos da EBC.  A Rádio Nacional, por exemplo, veiculou reportagem sobre a rotina dos trabalhadores essenciais. Àquela altura, entrávamos no segundo mês da pandemia e ainda não existiam todas as informações como há hoje em dia. O material trata de atividades como dos bombeiros, dos profissionais de saúde e transporte público. Ouça abaixo:


Outro desafio naquele momento foi a implantação de uma nova cultura de trabalho, com as pessoas atuando de suas casas. A advogada trabalhista Claudia Orsi Securato, em entrevista ao Revista Brasil, destacou as peculiaridades desse formato de serviço, tanto para trazer segurança para as empresas como oferecer condições para o trabalhador.  


Ainda no ano passado, o programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, trouxe destaque especial sobre os trabalhadores informais que se viram em um novo cenário na pandemia. Confira abaixo a reportagem especial:

A par dos contextos do tempo, o dia 1º de maio é data para rememorar a luta pelos direitos e os movimentos pela garantia das condições de emprego. Além do Brasil, mais de 80 países consideram o Dia Internacional do Trabalhador um dia de folga. No país, o feriado começou pela influência de imigrantes europeus que, a partir de 1917, resolveram parar o trabalho para reivindicar direitos. Em 1924, o então presidente Artur Bernardes decretou feriado oficial. Entenda mais sobre como surgiu o feriado do dia 1º de maio. 

Lista semanal com datas, fatos históricos e feriados:

25 de abril a 1º de maio de 2021
25

Nascimento do ator e produtor paulista Umberto Magnani Netto (80 anos)

Presidente Jânio Quadros assina lei 3.890-A, autorizando a União a constituir a Eletrobras (60 anos)

Dia Mundial da Malária - comemoração internacional que foi oficializada em maio de 2007, pela 60ª sessão da Assembleia Mundial da Saúde da OMS

Dia da Visão (campanha da capital paulista)

26

Nascimento do cantor, compositor e apresentador fluminense Diogo Nogueira (40 anos)

Acidente nuclear de Chernobyl (35 anos)

Dom João VI e família real retornam a Portugal (200 anos)

27

Dia Mundial do Design Gráfico

Dia da Empregada Doméstica

28

Nascimento da atriz e humorista paulistana Nair Bello Sousa Francisco (90 anos)

Primeira missão espacial a levar um turista - o empresário norte-americano Dennis Tito - à órbita terrestre, (20 anos)

Dia Nacional da Educação - comemoração relacionada com a data do fim da Cúpula Mundial da Educação, realizada de 26 a 28 de abril de 2000 na cidade senegalesa de Dakar. O encontro contou com a participação de 180 países, e foi assumido um compromisso de não poupar esforços políticos e financeiros para que a educação chegue a todas as pessoas do planeta. Foi criada a Semana Mundial de Ação pela Educação (ou Global Action Week for Education), que tem sido celebrada na última semana de abril, como iniciativa da Campanha Global pela Educação ou Campaign for Education

Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho

Dia Nacional da Caatinga

29

Morte do cantor e compositor fluminense Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, o Gonzaguinha (30 anos)

Nascimento da cantora e compositora fluminense Dinahir Tostes Caymmi, mais conhecida como Nana Caymmi (80 anos)

Dia Internacional da Dança - a Unesco escolheu esse dia por ser a data de nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), que ultrapassou os princípios gerais norteadores da dança do seu tempo para enfrentar problemas relativos à execução da obra. Sua proposta era atribuir expressividade a dança por meio da pantomima, a simplificação na execução dos passos e a sutileza nos movimentos. Noverre se destaca na história por ter escrito um conjunto de cartas sobre o balé de sua época, “Letters sur la Danse

Última edição do jornal carioca Jornal do Commercio, que circulou de 1827 a 2016. Na época de sua extinção, era o jornal mais antigo em circulação na América Latina (5 anos)

30

Nascimento do matemático, engenheiro eletrônico e criptógrafo norte-americano Claude Elwood Shannon (105 anos) - conhecido como o pai da teoria da informação

Último gol de Zico, pela Seleção Brasileira (35 anos)

O presidente da República, Marechal Eurico Gaspar Dutra, baixou o decreto-lei nº 9.215, que proibia a prática ou exploração de jogos de azar em todo o território nacional

Dia Internacional do Jazz - comemoração criada e promovida pela Unesco a partir da iniciativa do pianista norte-americano Herbie Hancock

1

Morte do pintor, gravador, ilustrador, desenhista, entalhador e cenógrafo baiano José Júlio de Calasans Neto (15 anos)

Início da greve geral nos Estados Unidos e manifestação nas ruas de Chicago. Os eventos que se seguiram motivaram a criação do Dia do Trabalhador (135 anos)

Primeiro-ministro de Cuba, Fidel Castro, proclama o país como nação socialista e abole as eleições (60 anos)

Estreia da ópera As Bodas de Fígaro, composta por Wolfgang Amadeus Mozart (235 anos)

Dia Mundial do Trabalhador

Dia da Literatura Brasileira

Realiza-se durante a primeira semana de maio a Semana da Feira Nacional da Reforma Agrária em São Paulo (SP) - data móvel

Lançamento do programa Colégio do Ar, da Rádio Ministério da Educação (70 anos)

Edição: Nathália Mendes

Últimas notícias