logo Agência Brasil
Saúde

Covid-19: governo federal vai liberar recursos para atenção primária

Anúncio foi feito do Palácio do Planalto
Pedro Rafael Vilela - Repórter da Agência Brasil
Publicado em 11/05/2021 - 16:40
 - Atualizado em 11/05/2021 - 18:00
Brasília
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga,  participa de Cerimônia de Liberação de Recursos para Atenção Primária à Saúde no Enfrentamento da Covid-19
© Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesta terça-feira (11) a liberação de recursos para atenção primária à saúde no enfrentamento da covid-19. Em cerimônia no Palácio do Planalto, o ministro assinou portaria que libera pouco mais de R$ 909 milhões para a atenção básica em saúde.

Os recursos serão destinados aos 5.570 municípios de todo o país e incluem repasse a unidades básicas de saúde, atendimento a crianças menores de 7 anos vinculadas ao programa Bolsa Família, atendimento de idosos em situação de vulnerabilidade e limitações funcionais além de fortalecimento de equipes de assistência em saúde para povos e comunidades tradicionais indígenas e quilombolas.   

O evento teve a participação do presidente Jair Bolsonaro e de outros ministros.

Segundo o ministério, a atenção primária à saúde é a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e do centro de comunicação com toda a rede de atenção dos SUS. “É caracterizado por um conjunto de ações de saúde que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde”, diz o site do ministério.

Veja a transmissão do anúncio:

Ouça na Radioagência Nacional:


 

Matéria atualizada às 18h