Virada odontológica em SP terá ações preventivas de saúde bucal

Cada unidade de saúde terá programação específica para a região

Publicado em 24/10/2022 - 18:04 Por Ludmilla Souza – Repórter da Agência Brasil - São Paulo

A técnica em enfermagem Luciana Egle Dias de Oliveira, 50 anos, aproveitou o primeiro dia da Virada Odontológica, em São Paulo, para saber mais sobre as doenças que acometem os dentes e a boca. 

“Estou tendo sérios problemas bucais como perda óssea e também tenho que fazer agora um tratamento para bruxismo, tive dois dentes que quebraram por ficar rangendo. Pra mim, essa palestra foi muito orientadora, porque, muita vezes, o dentista não dá um auxílio como ele deu agora, mostrando os exercícios, de inflar a boca, por exemplo. Orientou bastante, quando eu chegar no dentista, eu vou saber qual vai ser um dos procedimentos”, afirmou depois de acompanhar um evento sobre disfunção temporomandibular (DTM).

De hoje (24) a quinta-feira (27), a cidade de São Paulo realiza a 1ª edição da Virada Odontológica, em comemoração ao Dia Nacional da Saúde Bucal (25) e ao mês do cirurgião-dentista. Diversas ações voltadas à prevenção da saúde bucal estão agendadas nas 426 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que realizam atendimentos odontológicos na rede municipal. 

Cada UBSs terá uma programação específica, como a entrega de materiais didáticos voltados à saúde bucal, kits de higiene oral, orientações de autoexame para prevenção do câncer de boca, principalmente para quem é fumante, e exame para detecção da doença. Também serão realizadas palestras educativas sobre a importância da prevenção para uma boa saúde bucal. 

Luciana acompanhou uma palestra nesta segunda-feira (24) na UBS Cambuci com o cirurgião-dentista José Marques Inácio Júnior. 

Profissional há 28 anos, o dentista mostrou as principais causas das DTMs. “A mordida incorreta, a postura errada, o stress, enfim, não descarreguem o stress nos dentes. Evitar chiclete e palito, evitar morder tampa de caneta, aro de óculos, evitar de colocar esses tipos de objeto diferentes na boca”. 

Para evitar as DTMs, o  mais importante, explica o dentista, é não apertar os dentes. “E não deixar os dentes encostados. Se você deixar o dente encostado, todos os músculos da sua face vão ficar estressados e causar as DTMs”.  

Inácio Júnior diz que está preocupado com o aumento de casos de bruxismo, uma das DTMs, neste momento de arrefecimento da pandemia. Ele atribui as causas ao stress. “Não tenho um estudo científico, mas na minha vivência clínica tenho percebido o aumento de pacientes com o bruxismo, as pessoas começaram a apertar dentes absurdamente, o stress está generalizado", lamentou. 

Grupos 

Distribuição de panfletos e kits de higiene durante Virada Odontológica na UBS Cambuci, região central de São Paulo.
Distribuição de panfletos e kits de higiene durante Virada Odontológica na UBS Cambuci, região central de São Paulo. - Rovena Rosa/Agência Brasil

Alguns grupos como gestantes, mães de bebês diabéticos, hipertensos e idosos receberão orientações específicas. Algumas unidades farão visitas domiciliares a pacientes com deficiência física, acamados e domiciliados com atividades de educação em saúde odontológica, escovação supervisionada e fluorterapia.

Serão desenvolvidas ainda atividades com jovens e crianças, em forma de gincanas e jogos lúdicos, com dicas de alimentação e uso correto do fio dental. Em algumas unidades haverá também triagem odontológica e agendamento de consultas.

Cobertura

Atendimento durante Virada Odontológica na UBS Cambuci, região central de São Paulo.
Atendimento durante Virada Odontológica na UBS Cambuci, região central de São Paulo. - Rovena Rosa/Agência Brasil

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), todas as unidades de saúde do município são orientadas a fazer triagens odontológicas a cada 40 dias, em média, conforme preconizado pela Área Técnica de Saúde Bucal. 

A pasta informou que, atualmente, das 470 UBSs do município, 426 (90,6%) contam com equipes de saúde bucal, que são responsáveis pela assistência odontológica à população com procedimentos que contemplam, principalmente, execução de restaurações, extrações de dentes, profilaxias e procedimentos para a confecção de próteses totais ou parciais removíveis.

Em 2021, foram realizados 1.676.388 atendimentos de odontologia em toda a rede municipal, incluindo UBSs, Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs), Serviços de Atendimentos Especializados em Infecções Sexualmente Transmissíveis (SAEs/ISTs), Centros Especializados em Odontologia (CEOs) e unidades da Rede de Urgência e Emergência (RUE) do município. 

Neste ano, entre janeiro e setembro, foram realizados 869.773 atendimentos somente nas UBSs.

A Secretaria de Saúde informou que tem investido na ampliação e melhoria da assistência integral prestada à população, inclusive na saúde bucal. Como resultado dos investimentos da gestão nessa área, o número de Centros Especializados em Odontologia (CEOs), por exemplo, passou de 13, em 2016, para 30, neste ano. 

A Virada Odontológica foi criada por meio da Lei n° 17.709, de 9 de novembro de 2021, que instituiu outubro como o mês para realização das atividades.

Os endereços das unidades participantes e os horários das atividades a serem desenvolvidas podem ser encontradas na internet

Edição: Lílian Beraldo

Últimas notícias