Banda de Bangu, na zona oeste do Rio, revive antigos carnavais

Publicado em 14/02/2015 - 17:33 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

banner_carnaval2015

A Banda de Bangu, que tem entre seus 14 músicos o mestre Souza, também integrante da Banda de Ipanema, está concentrada para o desfile que fará logo mais, neste sábado de carnaval (14), pelo bairro da zona oeste do Rio, ao som de marchinhas tradicionais.

A expectativa é reunir mais de mil foliões. O número ainda é acanhado, disse um dos organizadores da agremiação, Wainer Teixeira Souza. Ele acredita, porém, que nos próximos desfiles, o total de foliões poderá superar essa marca. Com apenas seis anos de existência, a Banda de Bangu é, segundo Wainer Souza, a única da zona oeste.

A Banda de Bangu anima o carnaval dos foliões no Rio de Janeiro (Divulgação/Banda de Bangu)

A Banda de Bangu tenta resgatar os carnavais tradicionais das famílias no RioDivulgação/Banda de Bangu

O tema central do desfile são os 450 anos de fundação do Rio de Janeiro. “A gente tenta resgatar os carnavais tradicionais das famílias”, lembrou. Segundo Souza, “um país que não cultua suas tradições, não sobrevive”.

Ele lembrou ainda que uma coisa boa da banda é que ela não tem dono. Ou seja, todos os participantes dirigem a banda, que nasceu de uma confraria que existe no Armazém do Preto, naquele bairro.

Este ano, pela primeira vez, a banda participou de edital da Secretaria de Cultura do Rio para receber apoio do governo fluminense para o carnaval, no valor de R$ 4 mil. Até o momento, os recursos não foram depositados. Wainer Souza tem certeza, porém, que a secretaria vai honrar seu compromisso e fazer o depósito depois do carnaval, para que a banda possa ser ressarcida dos gastos assumidos com a confecção das camisetas e com o pagamento dos músicos.

Edição: Valéria Aguiar

Últimas notícias