Rio recebe até domingo a Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo
A exibição do documentário Betinho, a Esperança Equilibrista, de Victor Lopes, sobre a trajetória do sociólogo e ativista Herbert de Souza (1935-1997), precedida do curta Abraço de Maré, de Victor Ciriaco, abriu na noite de hoje (15) a etapa carioca da 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo. Realizada de forma quase simultânea em todas as capitais do país, ao longo de um período de cinco semanas a partir do 13 de novembro, a mostra encerra sua edição 2015 no próximo domingo (20) em duas dessas cidades, Rio de Janeiro e Curitiba.
Em cada capital fazem parte da programação um total de 40 filmes, entre longas, médias e curtas-metragens, divididos em três mostras: Homenagem, Panorama e Temática. No Rio, as sessões, todas gratuitas, são realizadas na Caixa Cultural, no centro da cidade, com exceção de uma exibição especial amanhã (16), às 16h, com os mesmos filmes da abertura, na Biblioteca Parque de Manguinhos, na zona norte.
A mostra Homenagem é uma retrospectiva das nove edições anteriores, com a exibição de filmes premiados em cada uma delas. Já a mostra Temática tem como foco este ano a criança e o adolescente, enquanto a Panorama reúne 24 filmes produzidos a partir de 2011 no Brasil, França, Estados Unidos e Singapura.
“Todos os filmes são exibidos com intérpretes de Libras [língua de sinais], em closed caption, para os deficientes auditivos e alguns contam com audiodescrição para deficientes visuais”, informa Ricardo Favilla, produtor executivo do Instituto Cultura em Movimento (Icem), responsável pela organização da mostra que tem como realizador o governo federal, através do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e da Secretaria Especial de Direitos Humanos.
“O interessante na programação deste ano é que as curadoras Janet Rochenbach e Tatiana Maciel buscaram filmes que atenderam todas as áreas contempladas pela Secretaria de Direitos Humanos”, destaca Ricardo Favilla. Segundo ele, esse critério também norteou a mostra temática voltada para as crianças e os adolescentes. “São filmes que falam da variada gama dos direitos humanos em linguagem capaz de atrair os jovens”, diz o produtor.
Sempre com foco na questão dos direitos humanos, os filmes tratam de temas como pessoas com deficiência, população LGBT e enfrentamento da homofobia, população negra, moradores de rua, idosos, sistema prisional, democracia e participação política e vários outros. O cinema brasileiro predomina entre os títulos selecionados, mas, segundo Favilla, o festival se abre cada vez mais para outros países.A programação completa está disponível no site www.mostracinemaedireitoshumanos.sdh.gov.br . A Caixa Cultural fica na Avenida Almirante Barroso, 25, no centro do Rio.
Fonte: Rio recebe até domingo a Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo
![Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agênc Brasília (DF) 12/02/2025 Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas. Painel Acelerando a Adaptação dos Municípios. Presença da Ministra de Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, do ministro das Cidades, Jader Filho, do governador do Espirito Santo, Renato Casagrande e da deputada Tábata Amaral Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)