Defensoria Pública do DF faz mutirão para retificar nome de pessoas trans

A ação faz parte de uma série de eventos que marcam o Dia da Luta

Publicado em 16/05/2017 - 18:06 Por Wendel A. Sousa* - Brasília

bandeira LGBT

Bandeira LGBTMarcello Camargo/Arquivo/Agência Brasil

A Defensoria Pública do Distrito Federal promoveu hoje (16) um mutirão para retificação de nome e adequação de gênero para as pessoas trans. A iniciativa é uma parceira com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), o Centro de Referência em Direitos Humanos do DF (CRDH-DF), a Secretaria dos Direitos Humanos do Distrito Federal e a sociedade civil.

A ação foi realizada no posto da defensoria na Estação de Metrô 114 Sul e a expectativa do órgão era atender a 150 pessoas ao longo do dia.

O atendimento reuniu defensores e servidores, com apoio de diversos grupos ligados ao movimento LGBT. Durante o mutirão, foram feitas rodas de conversa, testagem de HIV, além de apresentações culturais com música, dança e teatro.

Por causa da diferença entre o gênero com o qual se identificam e o nome que está nos documentos oficiais, a população LGBT sofre discriminação e constrangimentos. O mutirão tem o objetivo de viabilizar a mudança de nome e a adequação de gênero, tendo em vista a burocracia e a informação a que poucos têm acesso, segundo a defensoria.

Para a advogada do CRDH-DF, Erica Medeiros, a iniciativa surte grande efeito. “A divulgação do mutirão gera uma série de efeitos. Entre eles está o fato que muitos gays, lésbicas, travestis, bissexuais, transsexuais e trangêneros não sabem que têm o direito de mudar o nome e fazer a adequação de gênero nos seus documentos.”

Segundo Erica, a procura tem sido alta e cerca de 100 pessoas já haviam se cadastrado no site para iniciar o processo.

17 de maio

A ação de hoje faz parte de uma série de eventos que marcam o Dia da Luta contra a LGBTfobia, comemorado amanhã (17). A data representa a exclusão da homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionado à Saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS), oficialmente declarada apenas em 1992.

 

*Estagiário sob supervisão da editora Luana Lourenço 

Edição: Luana Lourenço

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Idosos moradores do Lar São José, em Sobradinho, no Distrito Federal, recebem presentes de Natal
Direitos Humanos

Covid-19: mais de 330 abrigos de idosos já receberam doações

As instituições que já receberam as doações representam 67% dos abrigos cadastrados na primeira etapa da Campanha Solidarize-se, ação promovida pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Parque Nacional da Tijuca
Geral

Ingresso ao Parque Nacional da Tijuca está 80% mais barato

O desconto tem por objetivo estimular o turismo local e diminuir, a curto prazo, os impactos negativos no equilíbrio econômico-financeiro dos contratos, causados pela pandemia da covid-19.

nascentes devem ser protegidas
Geral

Prazo para inscrições no Prêmio ANA 2020 termina no sábado

Inscrições devem ser feitas pelo site da premiação. Cada participante pode inscrever mais de uma iniciativa. Além disso, poderão ser apresentados trabalhos indicados por terceiros.

Premiê britânico, Boris Johnson, deixa residência oficial em Londres
Internacional

Boris Johnson teme que Reino Unido perca poder se Escócia se separar

Escócia depositou 55% dos votos contra a independência em um referendo de 2014, mas o Partido Nacional Escocês, que governa a nação, quer outro pleito.

Incendios florestais entre Miranda e Corumbá BR 262 e MS 184
Geral

Engajamento da população é vital para evitar incêndio na natureza

Coordenador ambiental diz que a educação tem que começar desde os primeiros anos das crianças, tanto em casa quanto nas escolas.

ensino online, educação a distância
Educação

Professores passam a contar com apoio emocional durante pandemia

Pesquisa feita com 7.734 mil professores de todo o país este ano mostrou que 83% ainda se sentem pouco ou nada preparados para o ensino remoto e 50% se preocupam com a saúde mental.