Presidente do BC diz que é possível notar progresso no controle da inflação

Publicado em 22/05/2015 - 16:22 Por Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

 O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, participa de audiência pública para discutir as diretrizes e perspectivas da política monetária nacional (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Tombini ressaltou que o BC está totalmente comprometido em retornar a inflação para o centro da metaMarcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, afirmou hoje (22) que a instituição está totalmente comprometida em retornar a inflação para o centro da meta de 4,5% , em dezembro de 2016. “Temos uma pressão de inflação no curto prazo e o trabalho do Banco Central é justamente evitar que essa inflação se propague para os horizontes mais longos, ou seja, para 2016, 2017 e 2018”. Ele participou do 17º Seminário Anual de Metas de Inflação, organizado pelo órgão, no Rio de Janeiro.

Segundo Tombini, já é possível notar algum progresso em relação às expectativas de inflação. “O Banco Central tem dito que este progresso é bem-vindo, mas ainda não o suficiente para atingir a meta de 4,5%, em 2016”.

Ele acrescentou que o BC está focado nesse objetivo e fará o que for preciso para alcançá-lo. “O objetivo explicitado é atingir a meta de 4,5% de inflação medida pelo IPCA [Índice de Preços ao Consumidor Amplo], ou seja, preço ao consumidor, no final de 2016. Esse é o compromisso do Banco Central e diante deste compromisso nós faremos o que for necessário para atingir essa meta”, assegurou.

Brasília - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, e a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, dão entrevista coletiva no ministério

Lagarde mostrou, em seu discurso, apoio às medidas adotas pelo governo brasileiro diretora-gerente do FMIMarcello Casal Jr./Arquivo/Agência Brasil

O presidente do Banco Central considerou positiva a avaliação da economia brasileira feita nesta sexta-feira pela diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde. Ele destacou que a análise mostra um entendimento e apoio às medidas que estão sendo adotadas pelo governo federal. Tombini acrescentou que a diretora reconheceu que 2015 é um ano de transição para preparar uma perspectiva de crescimento mais sólido à frente, com a redução de alguns desequilíbrios na economia.

“Certamente foi um discurso com a visão positiva com relação às perspectivas para o Brasil tanto na questão da inflação ao longo do tempo quanto na recuperação do crescimento mais à frente”, disse o presidente do BC.

Alexandre Tombini destacou a importância de o país ter uma política fiscal consistente, implementada com rigor ao longo do tempo. Ele acrescentou que isso favorece o trabalho do BC de atingir a meta de inflação. “Uma política fiscal criteriosa, consistente e ajustada certamente vai ajudar o país a recuperar o crescimento sustentável.”

Edição: Marcos Chagas

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.