Atividade econômica cresce 1,04% em 2017

Publicado em 19/02/2018 - 09:17 Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O nível de atividade econômica no país registrou crescimento de 1,04% em 2017, em comparação com 2016, segundo o  Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) divulgado hoje (19) pelo Banco Central (BC).

O indicador foi criado pelo BC para tentar antecipar, por aproximação, a evolução da atividade econômica. Mas o indicador oficial é o Produto Interno Bruto (PIB), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que será divulgado em março.

O valor aproxima-se da projeção do governo para 2017, divulgada em dezembro do ano passado, de 1,1%. A expectativa do mercado financeiro, de acordo com o boletim Focus, do BC, é de 1%.

Em dezembro, o nível de atividade econômica no país continuou a registrar crescimento, de 1,41% em relação a novembro. Esse foi o quarto mês seguido de alta do indicador. O crescimento mensal refere-se ao IBC-Br dessazonalizado, ou seja, ajustado para o período.

O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o Banco Central a tomar decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic. O índice inclui informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos.

Edição: Graça Adjuto

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Álvaro Uribe
Internacional

Suprema Corte da Colômbia ordena prisão do ex-presidente Uribe

O tribunal chegou à decisão depois de concluir que havia possibilidade de obstrução da Justiça, afirmou em comunicado.

Movimentação no comércio de São Paulo após reabertura.
Geral

Capital paulista poderá abrir bares e restaurantes até as 22h amanhã

Medida vale para todas as regiões com mais de 14 dias na Fase Amarela do Plano São Paulo. Estabelecimentos poderão permanecer abertos por no máximo 6 horas.

Os internautas brasileiros estão mais confiantes em fazer compras pela internet.
Economia

Comparar imposto digital com CPMF é maldade e ignorância, diz Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, justifica a proposta de criação do imposto digital com o argumento de que a tributação não acompanhou a inovação tecnológica.

Queima de fogos na praia de Copacabana, Réveillon Rio 2019
Geral

Réveillon do Rio terá eventos espalhados para reduzir aglomeração

Meta da prefeitura do Rio é ter dois milhões de pessoas na festa de fim de ano, mas em locais mais separados, evitando grandes aglomerações no transporte e na praia.

 

(Brasília - DF, 09/06/2020) 34ª Reunião do Conselho de Governo.
Foto: Marcos Corrêa/PR
Economia

Sistema atual é um manicômio tributário, diz Guedes

Em audiência da Comissão Mista Temporária da Reforma Tributária do Congresso Nacional, o ministro da Economia disse que reforma tributária não vai aumentar de impostos.

Avião decola no aeroporto de Congonhas.
Geral

Pista principal do Aeroporto de Congonhas é fechada para manutenção

Camada porosa de atrito é uma tecnologia nova, a mesma usada no Santos Dumont, no Rio, e permite rápido escoamento da água da chuva, aumentando a aderência dos pneus dos aviões nos pousos.