Economia
Receita Federal exclui 521 mil empresas devedoras do Simples Nacional
Excluídos poderão voltar ao programa se quitarem débitos
Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil
Publicado em 15/01/2019 - 16:00
Brasília
A Receita Federal excluiu 521.018 micro e pequenas empresas que não quitaram os débitos com o Simples Nacional, regime especial de tributação para as pessoas jurídicas de menor porte.
Em setembro, 732.664 empresas haviam sido notificadas de débitos previdenciários e não previdenciários com a Receita e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Quem não regularizou a situação foi excluído em 1º de janeiro.
Em setembro, 732.664 empresas haviam sido notificadas de débitos previdenciários e não previdenciários com a Receita e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Quem não regularizou a situação foi excluído em 1º de janeiro.
As empresas excluídas devem R$ 14,46 bilhões ao Simples. Elas podem pedir a reinclusão no regime especial até 31 de janeiro, desde que quitem os débitos antes dessa data. A dívida pode ser paga à vista ou seguir o parcelamento ordinário, em até cinco anos, com pagamento de multas e juros.
A consulta à situação fiscal da empresa e os pedidos de regularização podem ser feitos por meio do Portal do Simples Nacional na internet.
Regime simplificado de pagamentos de tributos federais, estaduais e municipais, o Simples Nacional beneficia micro e pequenas empresas que faturam até R$ 4,8 milhões por ano.
Destaques EBC
Radioagência
BA: Curuzu recebe Noite da Beleza Negra para escolha da deusa do Ébano
Rádios
Repórter Nacional 7h30: governo defende diálogo sobre tarifas do comércio exterior e diz que Brasil não é problema comercial para os EUA
TV Brasil
Projeto pretende construir primeira faculdade indígena do país
Mais notícias
![Frame TV Brasil Brasília (DF) 14/02/2025 - Cineasta Cacá Diegues morre aos 84 anos no Rio.
Frame TV Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Cultura
"Inventamos a imagem do cinema brasileiro", disse Diegues à TV Brasil
sex, 14/02/2025 - 14:48
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 14/02/2025 - Presidente do Banco Central Gabriel Galípolo participa de reunião conjunta com o presidente da Fiesp Josué Gomes da Silva. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Economia
Brasil deve sofrer menos que outros países com tarifas, diz Galípolo
sex, 14/02/2025 - 14:42
![Marcello Casal JrAgência Brasil Fachada do edifício sede do Supremo Tribunal Federal - STF](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Justiça
Relator rejeita recurso sobre revisão da vida toda em aposentadorias
sex, 14/02/2025 - 14:10