Universidade lança plataforma para estimular economia entre negros
![Marcello Casal jr/Agência Brasil Brasília - Marcha das Mulheres Negras Contra o Racismo, a Violência e pelo Bem Viver em Brasília, reúne mulheres de todos os estados e regiões do Brasil (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
A Universidade Zumbi dos Palmares lançou o e-commerce ShopBlack, um espaço online para comercialização de produtos e serviços entre pequenos empreendedores negros. A ferramenta surge como alternativa no atual contexto de crise econômica, alta de desemprego e redução do auxílio emergencial.
De acordo com José Vicente, reitor da universidade e idealizador do projeto, o objetivo é o empoderamento e fortalecimento do empreendedorismo para os alunos da universidade, seus familiares e a comunidade negra em geral.
“Estamos pesquisando há um bom tempo essa perspectiva da circularidade econômica comunitária, ou seja, a possibilidade de o dinheiro girar entre a comunidade. E a gente então construiu uma hipótese que isso pode se desenvolver entre a comunidade negra, podendo comprar e vender entre os seus e, com isso, gerar recursos para fortalecer a própria comunidade e fortalecer empresas e empresários comunitários”, explicou Vicente.
Ele contou que a ideia previa um espaço físico, mas a pandemia fez com que o projeto fosse lançado no ambiente virtual. Os impactos da pandemia na renda da população negra também deram impulso ao projeto.
“A gente já tinha trabalhado essa perspectiva [da economia comunitária] por conta das dificuldades da economia que já estavam colocadas. Nos últimos 5 anos, a economia teve uma dificuldade seríssima e ela atingiu principalmente essa classe menos favorecida, essa classe mais vulnerável, da qual o negro é a grande maioria”, disse.
A universidade começou a estruturar o projeto pensando em construir uma saída para a situação de escassez de emprego e de dificuldade dos negros de acessar cargos mais altos no mercado de trabalho. “Quando chegou a pandemia falamos ''agora, mais do que nunca, é indispensável que uma ferramenta dessa esteja disponibilizada'', tendo em conta que a situação da pandemia, de novo, atingiu e impactou mais diretamente os negros”.
A plataforma virtual de comércio tem o objetivo de estimular a comunidade negra para que ela fomente a geração de negócios, possa interagir e promover a compra e venda entre si. “Nós já temos um número aqui de quase 2 mil alunos, se eles forem os primeiros a praticar esse tipo de atitude, a gente tem bastante capacidade de expandir isso de uma forma bastante qualificada.”
![João Cunha/Divulgação Rio de Janeiro (RJ) 10/01/2025 - Personagem - O pesquisador Emiliano Ramalho e um módulo de imagem do projeto Providence - Tecnologias monitoram biodiversidade, árvores e ar da Amazônia.
Foto: João Cunha/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Yanciã/Arquivo Pessoal Rio de Janeiro (RJ) 10/01/2025 - Produtos da empresa Yanciã
Foto: Yanciã/Arquivo Pessoal](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/Ringo Chiu/proibida reprodução Bombeiros observam incêndio em Los Angeles
11/01/2025 REUTERS/Ringo Chiu](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)