Aplicativo SouTEC pode contribuir na qualificação dos estudantes

Ferramenta também pode auxiliar a elaboração de políticas públicas

Publicado em 04/06/2022 - 18:09 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Os estudantes que estão no fim do ensino fundamental ou no começo do ensino médio têm, agora, uma ferramenta para ajudar na escolha da carreira profissional. É um aplicativo chamado SouTEC, que oferece um questionário com 72 perguntas e, a partir das respostas, indica cursos técnicos e roteiros de estudos para se qualificar.

O ministro da Educação, Victor Godoy, apresentou a ferramenta a estudantes, durante uma cerimônia no auditório da pasta.

O aplicativo SouTEC foi desenvolvido por meio de uma parceria do Ministério da Educação com a Universidade Federal de Alagoas e a Universidade de São Paulo. De acordo com a diretora de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica, Joelma Kremer, além de ajudar os alunos, a ferramenta também pode auxiliar a elaboração de políticas públicas.

Para usar o SouTEC, os estudantes só precisam informar a idade e a cidade onde moram. Nenhuma outra informação pessoal é solicitada. O aplicativo já está disponível gratuitamente para telefones e tablets. Depois de baixar, é possível usar o SouTEC mesmo que o aluno não tenha acesso à internet.

Ouça na Radioagência Nacional

 


Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias