Quilombolas do Maranhão obtêm selo para vender polpa no mercado formal

Publicado en 03/06/2022 - 17:12 Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís (MA)

Foram dez anos de espera, mas a Comunidade Quilombola de São José dos Portugueses, localizada no noroeste do Maranhão, é a primeira produtora de polpa do estado; e a segunda do país, a obter autorização do Ministério da Agricultura para vender no mercado formal.

Isso quer dizer que agora a comunidade quilombola maranhense poderá oferecer os produtos não só para o mercado, mas também para programas como o PNAE – que é o Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Pelo menos 30 famílias estão diretamente envolvidas no projeto e esse número pode ser ampliado para 170.  

A ação também é importante para a oferta de alimentos agroecológicos para a população da região, uma das mais pobres do país, como explica a presidente da Associação, Raimunda Nascimento e Coelho.

A comunidade fica na região do Alto Turi, que tem um dos mais baixos índices de renda e educação do país. De acordo com Silvana Bastos, assessora técnica do Instituto Sociedade, População e Natureza, acredita que o registro pode trazer benefícios ambientais, sociais e econômicos.

A região onde a comunidade quilombola está localizada é muito rica em diferentes espécies de frutas, como açaí, bacuri, abacaxi, murici, cupuaçu, goiaba, buriti, entre outras. A produção de polpa pode chegar inicialmente a 115 toneladas por ano. Apesar desse potencial, hoje grande parte das polpas ainda vêm do estado vizinho, Pará.

Edición: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi

Últimas notícias
General

Mais um tremor de terra é registrado em mina de Maceió

Foi registrado um abalo sísmico de magnitude 0,89, a 300 metros de profundidade.

Na sexta (1), um outro abalo já havia sido registrado no mesmo local, o que coloca em alerta máximo a Defesa Civil.

Baixar arquivo
Internacional

Lula compara guerra em Gaza a um genocídio

A declaração foi dada neste sábado (2), em mais um evento com líderes mundiais, durante a COP28, nos Emirados Árabes. Na reunião do G-77 sobre mudanças do clima, o presidente brasileiro se disse “incomodado” com a situação dos conflitos, incluindo entre Rússia e Ucrânia. Um dia após se reunir com o secretário-geral da ONU, Antônio Guterrez, Lula voltou a criticar o Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Baixar arquivo
General

Cúpula Social do Mercosul vai ser retomada, após sete anos

O evento acontece no Rio de Janeiro, na segunda (4) e terça-feira (5), antes do encontro dos líderes dos países que compõem o Mercosul: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

Baixar arquivo
General

Mortes violentas na Amazônia são 45% mais altas que média nacional

No ano passado, o Brasil registrou cerca de 23 mortes violentas intencionais para cada grupo de 100 mil habitantes. Na região da Amazônia Legal, foram quase 34 mortes para cada por 100 mil. Uma taxa 45% mais alta.

Baixar arquivo
General

Unesco: países precisam criar leis para garantir a equidade

Terminou nesta sexta-feira (1) a terceira edição do Fórum Global contra o Racismo e a Discriminação. Durante três dias, ministros de 15 países estiveram reunidos em São Paulo para discutir agendas pela igualdade racial e de gênero.

Baixar arquivo
Política

Governo federal deve reconhecer situação de emergência em Maceió

Esse reconhecimento vai agilizar o acesso da capital de Alagoas a recursos federais para lidar com a emergência causada pela mineração na cidade, que vem afundando bairros.

Baixar arquivo