Mercado financeiro prevê inflação de 5% para 2025
![Marcello Casal JrAgência Brasil Edifício-Sede do Banco Central em Brasília](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O mercado financeiro elevou de 4,99% para 5% a previsão de inflação oficial para 2025, medida pelo IPCA, o Índice Nacional de Inflação ao Consumidor Amplo.
A estimativa está no Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (13) pelo Banco Central.
A nova projeção é 0,5 ponto percentual acima do teto definido pelo governo federal, de 4,5%, e 2 pontos percentuais superior ao centro da meta, de 3%.
Juros
Sobre a taxa básica de juros, a Selic, o mercado manteve a projeção da semana passada de 15% até o final deste ano. Atualmente, a Selic está em 12,25% ao ano.
A elevação da Selic é uma forma que o Banco Central tem para frear a tendência de alta da inflação. Quando a taxa de juros da economia aumenta, o crédito fica mais caro. Isso limita o consumo e estimula a poupança, o que pode reduzir a inflação.
PIB
Já o crescimento econômico do país para 2025, medido pelo PIB, o Produto Interno Bruto, foi mantido em 2,02%, como previsto no boletim da semana passada.
Câmbio
O relatório também não mudou a estimativa para valor do dólar. Segundo o mercado, a cotação média deve ficar em R$ 6 ao longo de 2025.
![Marcello Casal Jr/ Agência Brasil Inscrição, Fies, educação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Marcello Casal JrAgência Brasil Moeda Nacional, Real, Dinheiro, notas de real,Cédulas do real](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Lula Marques/ Agência Brasil Brasília (DF) 15/01/2025 O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, apresenta nova versão da PEC da Segurança Pública no Ministério da Justiça. Foto Lula Marques/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 20/09/2024 - Ministro da Fazenda Fernando Haddad em palestra na USP. sobre](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)