Safra recorde e queda do dólar devem reduzir o preço dos alimentos
![Wenderson Araujo/Trilux Colheita de soja. Governo retoma Programa de Estoque Público de Alimentos. Foto: Wenderson Araujo/Trilux](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
A safra recorde prevista para este ano e a queda do dólar deverão provocar redução no preço dos alimentos.
A afirmação foi feita nesta sexta-feira pelo vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
A expectativa para 2025 é de que a safra de grãos cresça em torno de 8,2%, segundo a Conab, a Companhia Nacional de Abastecimento.
Alckmin destacou que a inflação de alimentos no ano passado foi provocada pela redução da safra de produtos agrícolas, causada pela seca.
Segundo o vice-presidente da República, outra causa para a alta no preço dos alimentos foi o dólar. Para Alckmin, outros elementos que devem ajudar na redução do preço dos alimentos são a reforma tributária e o estoque regulador da Conab.
O vice-presidente participou de um encontro com sindicalistas na sede da UGT, a União Geral dos Trabalhadores (UGT) para debater as políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico e à geração de empregos no país.
![Wenderson Araujo/Trilux Colheita de soja. Governo retoma Programa de Estoque Público de Alimentos. Foto: Wenderson Araujo/Trilux](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Beth Santos/Prefeitura do RJ Prefeitura do Rio reabre Palacete do Museu Histórico da Cidade, fechado há dez anos](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro(RJ), 10/11/2024 - Primeiros estudantes deixam o local de prova no segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, na universidade UNINASSAU, no Flamengo, zona sul da cidade. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paula Reis/CRF/Direitos Reservados Flamengo enfrenta Boa Vista](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal JrAgência Brasil Real Moeda brasileira, dinheiro](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Wallisson Breno / PR 24.01.2025 - Ministros falam após reunião com presidente Lula sobre alimentos, no Palácio do Planalto. Brasília - DF.
Foto: Wallisson Breno / PR](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)