Brasil já registra quase três mil casos de Oropouche em 2025
![Conselho Federal de Farmácia/Divulgação Brasília (DF) 02/02/2024 - O Ministério da Saúde define a febre do Oropouche como doença causada por um arbovírus do gênero Orthobunyavirus, identificado pela primeira vez no Brasil, em 1960, a partir da amostra de sangue de um bicho-preguiça capturado durante a construção da rodovia Belém-Brasília.
Foto: Conselho Federal de Farmácia/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O Brasil já registra quase três mil casos de Oropouche, com 95% das ocorrências no Espírito Santo. Nas quatro primeiras semanas do ano, foram contabilizados 2.791 casos da enfermidade no país, sendo 2.652 ocorrências apenas no estado capixaba. O Rio de Janeiro soma 99 casos de Oropouche e Minas Gerais, 30. Os demais registros foram na Paraíba, 7; Ceará, Paraná e Roraima, com um caso cada.
O Oropouche é uma doença causada por um arbovírus que foi isolado pela primeira vez no Brasil em 1960. Desde então, casos isolados e surtos foram relatados, principalmente nos estados da região Amazônica.
A transmissão ocorre, principalmente, pelo inseto conhecido como maruim ou mosquito-pólvora, o Culicoides paraensis. Os sintomas são parecidos com os da dengue: dor de cabeça intensa, dor muscular, náusea e diarreia.
O Ministério da Saúde ressalta que não existe tratamento específico para a doença. Os pacientes devem permanecer em repouso, com tratamento dos sintomas. Recomenda-se evitar contato com áreas de ocorrências e minimizar a exposição às picadas dos vetores. Para isso, é importante usar roupas que cubram a maior parte do corpo e aplicar repelente nas áreas expostas da pele. Outra orientação é usar telas em portas e janelas.
Em 2024, a Bahia confirmou duas mortes por febre do Oropouche no estado. Até então, não havia nenhum registro de óbito associado à infecção no mundo. De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia, as mortes foram registradas em pacientes sem comorbidades e não gestantes.
*Com informações da Agência Brasil
![Bruno Peres/Agência Brasil Brasília (DF), 16/01/2025 - Aplicativo bancário para pagamento financeiro em pix. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Foto PRF Tocantins 02/02/2025 As plataformas que restaram da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226, entre Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), foram implodidas na tarde deste domingo (2). Foto PRF](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fernando Frazão/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ) 02/02/2024 – Celebração ao Dia de Iemanjá, na praia do Arpoador. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro(RJ), 10/11/2024 - Primeiros estudantes deixam o local de prova no segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, na universidade UNINASSAU, no Flamengo, zona sul da cidade. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fotos redes sociais X Pernambuco-01/02/2025 Selvageria e brutalidade são registradas antes do clássico Santa Cruz x Sport Club do Recife,um dos principais do estado do Pernambuco. Fotos redes sociais X](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Mário Agra/Câmara dos Deputados Brasília (DF), 11/07/2024 - Deputado Federal Hugo Motta. Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)