Celeiro de promessas olímpicas, JUBs começam nesta segunda em Salvador
A cidade de Salvador vai sediar a partir da próxima segunda-feira (21) a 67ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). A capital baiana receberá cerca de 2,5 mil pessoas, entre atletas e técnicos, para a disputa de 13 modalidades. A expectativa dos organizadores é que a competição continue lapidando joias do esporte brasileiro e futuros medalhistas olímpicos.
“Cinquenta e três por cento das últimas duas delegações olímpicas brasileiras passaram pelo movimento desportivo universitário. Temos vários atletas que passam pelo sistema universitário brasileiro, que é um trampolim”, disse o vice-presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CDBU), Alim Maluf Neto, à Agência Brasil.
Arthur Zanetti, que levou a medalha de prata nos jogos do Rio de Janeiro, em 2016; e Felipe Wu, medalha de prata no tiro esportivo, também no Rio, são exemplos. Esses dois atletas já participaram dos JUBs, experiência prestes a ser vivenciada por milhares de jovens nos próximos dias. “A expectativa da CBDU é fazer um grande evento e que venham os melhores atletas universitários do país. Eles estarão aqui e representarão o país em competições internacionais no próximo ano”, acrescentou Maluf Neto.
Os JUBs deste ano trazem uma mistura de esportes olímpicos tradicionais e modalidades novas. Nesse quesito, um dos maiores destaques é o cheerleading ou, em tradução livre, a animação de torcida. Muito comum nos Estados Unidos, antes do início e no intervalo de partidas de basquete e futebol americano, por exemplo, o cheerleading traz acrobacias, saltos, dança e pirâmides humanas.
O evento terá ainda duas modalidades de e-sports. O videogame, antes meramente recreativo, tem adquirido tons cada vez mais profissionais, a ponto de equipes brasileiras de e-sports disputarem campeonatos nacionais e internacionais, com larga cobertura da imprensa esportiva. Nesta edição dos JUBs, serão disputadas competições de futebol eletrônico (Fifa) e League of Legends.
As modalidades dos JUBs de 2019 são: basquete, basquete 3x3, cheerleading, futsal, handebol, League of Legends (e-sports), Fifa (e-sports), judô, karatê, natação, vôlei, vôlei de praia e modalidade acadêmica, onde serão apresentados artigos científicos relacionados ao esporte. A reportagem da Agência Brasil estará em Salvador, trazendo os destaques e os melhores momentos desta edição dos JUBs.
Matéria alterada às 20h09 da segunda-feira (21) para correção de informação: ao contrário do publicado, Arthur Zanetti, não foi campeão olímpico nos jogos do Rio de Janeiro, em 2016. O atleta foi medalhista de prata.