Celeiro de promessas olímpicas, JUBs começam nesta segunda em Salvador

Publicado em 20/10/2019 - 19:09 Por Marcelo Brandão - Repórter da Agência Brasil - Brasília

A cidade de Salvador vai sediar a partir da próxima segunda-feira (21) a 67ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). A capital baiana receberá cerca de 2,5 mil pessoas, entre atletas e técnicos, para a disputa de 13 modalidades. A expectativa dos organizadores é que a competição continue lapidando joias do esporte brasileiro e futuros medalhistas olímpicos.

“Cinquenta e três por cento das últimas duas delegações olímpicas brasileiras passaram pelo movimento desportivo universitário. Temos vários atletas que passam pelo sistema universitário brasileiro, que é um trampolim”, disse o vice-presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CDBU), Alim Maluf Neto, à Agência Brasil.

Arthur Zanetti, que levou a medalha de prata nos jogos do Rio de Janeiro, em 2016; e Felipe Wu, medalha de prata no tiro esportivo, também no Rio, são exemplos. Esses dois atletas já participaram dos JUBs, experiência prestes a ser vivenciada por milhares de jovens nos próximos dias. “A expectativa da CBDU é fazer um grande evento e que venham os melhores atletas universitários do país. Eles estarão aqui e representarão o país em competições internacionais no próximo ano”, acrescentou Maluf Neto.

Os JUBs deste ano trazem uma mistura de esportes olímpicos tradicionais e modalidades novas. Nesse quesito, um dos maiores destaques é o cheerleading ou, em tradução livre, a animação de torcida. Muito comum nos Estados Unidos, antes do início e no intervalo de partidas de basquete e futebol americano, por exemplo, o cheerleading traz acrobacias, saltos, dança e pirâmides humanas.

O evento terá ainda duas modalidades de e-sports. O videogame, antes meramente recreativo, tem adquirido tons cada vez mais profissionais, a ponto de equipes brasileiras de e-sports disputarem campeonatos nacionais e internacionais, com larga cobertura da imprensa esportiva. Nesta edição dos JUBs, serão disputadas competições de futebol eletrônico (Fifa) e League of Legends.

As modalidades dos JUBs de 2019 são: basquete, basquete 3x3, cheerleading, futsal, handebol, League of Legends (e-sports), Fifa (e-sports), judô, karatê, natação, vôlei, vôlei de praia e modalidade acadêmica, onde serão apresentados artigos científicos relacionados ao esporte. A reportagem da Agência Brasil estará em Salvador, trazendo os destaques e os melhores momentos desta edição dos JUBs.

Matéria alterada às 20h09 da segunda-feira (21) para correção de informação: ao contrário do publicado, Arthur Zanetti, não foi campeão olímpico nos jogos do Rio de Janeiro, em 2016. O atleta foi medalhista de prata.

 

 

Edição: Lílian Beraldo

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
 O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, anuncia a nova modalidade do programa Corujão da Saúde, durante entrevista à imprensa
Educação

Prefeito de SP diz que volta às aulas na capital não tem data definida

Segundo ele, o retorno presencial poderá ocorrer a partir de 7 outubro, mesma data definida para o retorno pelo governo do estado, nos meses seguintes, ou até em 2021.

exame coronavirus COVID-19
Saúde

Covid-19 já causou mais de 14 mil mortes no estado do Rio

O número de pacientes que se recuperaram da covid-19 no estado do Rio chegou a 156.785. Estão em investigação 985 mortes por possível relação com o coronavírus.

Saúde

Amapá, Ceará e Rio de Janeiro seguem em alerta de uma segunda onda

O Boletim InfoGripe da Fiocruz indica que Amapá. Ceará e Rio de Janeiro mantêm o sinal de retomada do crescimento de novos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Avião de pequeno porte
Geral

Anac autoriza táxi-aéreo a vender assento individual

As empresas de táxi-aéreo aptas a fazer esse serviço estão listadas no sistema Voe Seguro, e podem ser consultadas no site da Anac. As regras foram publicadas no Diário Oficial da União.

 Incêndio no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Divulgação/Parnaso)
Geral

Prossegue combate a incêndio florestal na Serra dos Órgãos

Hoje é o quarto dia consecutivo que o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro atua no combate ao incêndio florestal de grandes proporções no Parnaso.

medicina, hospital, centro cirúrgico, pacientes, tratamento, internação, equipamento hospitalar
Educação

Governo de SP autoriza retomada dos cursos na área da Saúde

Segundo o secretário de Educação de São Paulo, Rossieli Soares, o objetivo da volta das atividades em cursos da área de saúde é "garantir a formação médica”.